The boutique wines of Rio Grande do Sul, Brazil: tradition and modernity

Authors

  • Vinício Luís Pierozan Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Manfio Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2021.251229

Keywords:

boutique wine; Serra Gaucha; Campanha Gaucha

Abstract

Brazilian viticulture is an economic activity on the rise in Brazilian territory, concentrated in Rio Grande do Sul, especially in Serra Gaucha. In this region, wine production gained economic importance over the years and it also became the radiating and strategic center of the main technological innovations applied in the sector. In this article, boutique wine production in Serra Gaucha is discussed, which has a winemaking tradition for over a century and the emerging Campanha Gaucha, that emerges as the main expansion frontier of the production of fine wines in the country. To meet the proposed objectives, the research was based on different stages: research and review of theoretical framework on the theme, fieldwork, reading and analysis of the wine and culture landscape. The methodology used in the study was the field study. It was concluded that the production of boutique wines in Serra Gaucha was the way found by several local winegrowers to enhance their savoir-faire of wine industry accumulated over time, and in the Campanha Gaucha the boutique wines were one of the ways found by small producers of wine to enter the production chain of fine wines.

Author Biographies

Vinício Luís Pierozan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Vanessa Manfio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

References

ANDRADE JÚNIOR, Orestes de. Luiz Argenta, a vinícola design. Blog Pautas da Guarda, 10 de junho de 2012. Disponível em: <http://www.pautasdeguarda.com.br/n/luiz-argenta-a-vinicola-design-2/>(consulta: 04/07/2021).

BARCAROLA. Vinícola: equipe técnica.Bento Gonçalves–Brasil, 2021. Disponívelem: <http://www.vinicolabarcarola.com.br/vinicola/equipe-tecnica> (consulta: 04/07/2021).

BEVERLAND, Michael. Uncovering “Theories-in-use”:building luxury wine brands.European Journal of Marketing, v. 38, n. 3, p. 446-466,2004.doi: 10.1108/03090560410518648

BOGÉA, José.A originalidade dos vinhosde boutique brasileiros.Revista Diário(Online),a. 2, n. 15,p. 03-79,Macapá –Brasil, abril de 2016.Disponível em: <https://www.revistadiario.com.br/arquivo/2016/edicao15/files/assets/common/downloads/publication.pdf>(consulta: 03/07/2021).

CARDOSO, Aureo Vandré.Retrospectivahistórica do CampusBento Gonçalves do IFRS: desde a Escola de Viticultura e Enologia.Bento Gonçalves:Editora Sermo, 2020.112p.

CASTRO, Virgínia Aparecida et al.Práticas de visitação nas vinícolas da Serra Gaúcha: unindo vitivinicultura e turismo no sul do Brasil.Revista Turismo em Análise,v. 28, n. 3, p. 380-402,São Paulo –Brasil, 2017.doi: 10.11606/issn.1984-4867.v28i3p380-402

CAVE DE PEDRAWINERY. Institucional.Bento Gonçalves–Brasil, 2021. Disponível em:<http://www.cavedepedra.com.br/public_html/#institucional>(consulta: 04/07/2021).

CÉSAR, Pedro de AlcântaraBittencourt.Roteiros turístico-culturais na Serra Gaúcha (RS-Brasil): escolha e formação dos percursos e seu apelo histórico memorial.Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR),v.10, n. 3, p. 416-434,São Paulo –Brasil, 2016.doi: 10.7784/rbtur.v10i3.1042

CÉSAR, Pedro de Alcântara Bittencourt; BELUSSO, Andréia; DA SILVA, Cassius Righez. De cantina a atrativo turístico: estudo comparativo das vinícolas da Serra Gaúcha. In: XXXII ANPTUR –Seminário anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2015, Natal, RN. Anais... Seminário da ANPTUR. Natal, RN: Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2015.Disponível em: <https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/12/156.pdf> (consulta: 05/07/2021).

DALLANHOL, Eliza Bianchini; TONINI, Hernanda. Enoturismo. São Paulo: Aleph, 2012.

DE MATHEUS E SILVA, Luís Fernando.De celeiro a cenário: vitivinicultura e turismo na Serra Gaúcha. Geousp -Espaço e Tempo (Online),v. Especial SEPEGE, n. 26, p. 107-125, São Paulo –Brasil, 2009.doi: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74145

DIÁRIO DE SANTA MARIA. Um vinho de butique. Cadernos MX Vinhos da Região Central do Rio Grande do Sul. Santa Maria, 31 de agostoa 1 de setembrode 2013, p.4-7.Disponível em: <https://diariosm.com.br/> (consulta: 05/07/2021).

DUNAMIS.Institucional -Vinhedo.Dom Pedrito–Brasil, 2021.Disponível em:<https://www.dunamisvinhos.com.br/institucional/vinhedo>(consulta: 03/07/2021).

FÉRIAS BRASIL. Cave de Pedra. Bento Gonçalves –Brasil, 2021. Disponível em:<https://www.feriasbrasil.com.br/rs/bentogoncalves/cavedepedra.cfm>(consulta: 05/07/2021)

FLORES, Maria Amélia Duarte.Você conhece os Vinhos da Campanha?Blog Vinho & Arte, 21 de setembrode 2014. Disponível em: <http://vinhoearte.blogspot.com/2014/09/relacao-de-produtores-de-vinhos-da.html> (consulta: 05/07/2021).

FLORES, Shana Sabbado.Vitivinicultura sustentável no contexto do Brasil: uma proposta de abordagem.Porto Alegre/RS, 2015. 341f. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGea), Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre:2015.Disponível em:<https://lume.ufrgs.br/handle/10183/128038> (consulta 30/06/2021).

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOBBATO, Celeste. Manual do Viti-Vinicultor Brasileiro.4. ed. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1942. v. 2

GRAMADO. Rota Serra Gaúcha.Gramado –Brasil, 2021. Disponível em: <http://www.rotaserragaucha.com.br/>(consulta: 05/07/2021).

GRANDI, Guilherme. Região do Rio Grande do Sul tem tudo para ter o melhor vinho do Brasil.Gazeta do Povo. Curitiba –Brasil, 2019. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/campanha-gaucha-referencia-vinhos-brasileiros/> (consulta: 05/07/2021).

HOFFMANN, Alexandre et al.Serra Gaúcha:demarcação da zona de produção vitivinícola.EMBRAPA (Uva e Vinho). Bento Gonçalves –Brasil, 2005. Disponível em: <http://www.ecologia.ufrgs.br/labgeo/arquivos/Publicacoes/Outros/2005/Hoffmann_et_al_2005_NT_Zona_Producao_Serra_Gaucha.pdf> (consulta: 08/07/2021).

INFOMONEY. Vinhos de boutique recebem importantes premiações no GuiaAdega 2016/2017.São Paulo –Brasil, 2016.Disponível em:<https://www.infomoney.com.br/patrocinados/noticias-corporativas/vinhos-de-boutique-recebem-importantes-premiacoes-no-guia-adega-2016-2017/ > (consulta: 08/07/2021).

INSTITUTO BRASILEIRO DO VINHO. Regiões Produtoras. Bento Gonçalves–Brasil, 2019. Disponível em: <https://www.ibravin.org.br/Regioes-Produtoras> (consulta: 08/07/2021).

INTERNATIONAL ORGANISATION OF VINE AND WINE. OIV/VITI 333/2010:resolution.Paris–França, 2010. Disponível em: <http://www.oiv.int/public/medias/379/viti-2010-1-en.pdf> (consulta: 08/07/2021).

MANFIO, Vanessa. Vitivinicultura e associativismo:a dinâmica da Associação Vinhos da Campanha na formação de um território no Rio Grande do Sul, Brasil.Porto Alegre/RS, 2018.254f. Tese (Doutorado em Geografia).Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGea), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2018.Disponível em:<https://lume.ufrgs.br/handle/10183/180556>(consulta: 08/07/2021).

MANFIO, Vanessa; PIEROZAN, Vinício Luís. Território, cultura e identidade dos colonizadores italianos no Rio Grande do Sul: uma análise da Serra Gaúcha e da Quarta Colônia.Geousp -Espaçoe Tempo (Online),v. 23, n. 1, p. 144-162,São Paulo –Brasil, 2019.doi:10.11606/issn.2179-0892.geousp.2019.146130

MARCON, Marcos. O que é um vinho boutique?.Blog Vem da Uva, 19 de outubro de 2016. Disponível em: <https://www.vemdauva.com.br/o-que-e-um-vinho-de-boutique/> (consulta: 08/07/2021).

PIEROZAN, Vinício Luís. A produção de uva orgânica na Serra Gaúcha: o caso dos agricultores orgânicos de Cotiporã/RS.Geographia Meridionalis,v. 4, n. 2, p. 168-184,Pelotas –Brasil, 2018.doi: 10.15210/gm.v4i2.14485

PIEROZAN, Vinício Luís. A produção de uva orgânica no estado do Rio Grande do Sul: as experiências dos viticultores de Cotiporã, RS.Revista Geonorte,v. 10, n. 36, p. 17-35, Manaus–Brasil, 2019. doi:10.21170/geonorte.2019.V.10.N.34.A17.35

ROESE, Mauro. O mondovinode cabeça para baixo: as transformações no mercado internacional do vinho e o novo empresariado vinícola.Revista de Sociologia e Política,v. 16, n. 31, p. 71-83, Curitiba –Brasil, 2008.Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28080> (consulta: 08/07/2021).

SEHNEM, Alyne; BERTOLINI, Adriana Locatelli; OLEA, Pelayo Munhoz. Gestão de uma vinícola da Serra Gaúcha: o caso da Amarone adega de vinhos finos.Revista Alcance -Eletrônica,v. 19, n. 3, p. 413-433, Biguaçu –Brasil, 2012. doi: 10.14210/alcance.v19n3.p413-433

SILVEIRA, Camila Matille. Análise do comportamento de consumo no mercado de luxo no Brasil e compreensão do comportamento de compra. Limeira/SP, 2015.57f.Monografiade conclusão de curso (Bacharel em Gestão de Comércio Internacional). Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira: 2015. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=000958422>(consulta: 04/07/2021).

TERRITÓRIOS. Routhier & Darricarrére, a vinícola da kombi vermelha. Site de Viagens, 20 de novembrode 2016. Disponível em: <https://www.territorios.com.br/routhier-darricarrere-a-vinicola-da-kombi-vermelha/> (consulta: 12/07/2021).

VIEGAS, José Roberto. Um método para definição do preço de compra em uma empresa comercial importadora: um estudo de caso para o mercado de vinhos finos.Porto Alegre/RS, 2006.98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia). Programa de Pós-Graduação em Economia,Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2006.Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/7959>(consulta: 09/07/2021).

Published

2021-10-31

How to Cite

Pierozan, V. L., & Manfio, V. (2021). The boutique wines of Rio Grande do Sul, Brazil: tradition and modernity. Revista Rural & Urbano, 6(2). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2021.251229

Issue

Section

Dossiê Singa