ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES NA ESTRUTURA AGRÁRIA DO MUNICÍPIO DE PETROLÂNDIA (PE) E SUAS INFLUÊNCIAS NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241033Abstract
O presente trabalho, resultante de pesquisa realizada no período de 2012 a 2016, intitulada Desafio Para Produção Sustentável do Espaço, tem como objetivo analisar transformações na estrutura agrária do Município de Petrolândia, com ênfase nos Reassentamentos de Icó-Mandantes, Apolônio Sales e Barreiras Bloco 2. A pesquisa aborda os processos produtivos associados à produção do coco e suas influências na reorganização da estrutura agrária. A escolha da análise desse tipo de produção é relevante visto que o Município de Petrolândia é o segundo maior produtor de coco de Pernambuco e a maior população da Região de Desenvolvimento de Itaparica. Para tanto, esta pesquisa se utilizou de uma metodologia qualitativo-documental inicialmente, sendo também realizadas entrevistas semi-estruturadas, coleta de dados em campo e pesquisas bibliográficas. Conclui-se, sucintamente, que a falta de formação de cooperativas, de associações e de cursos de capacitação nesse ramo dificulta a inserção do produtor no mercado da região, contribuindo com a entrada de novos produtores, agroindústrias, em detrimento do crescimento econômico dos reassentados que se mantém excluídos do processo de comercialização.
Palavras-Chave: Produção de coco; Estrutura agrária; População.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.