Concepções e tendências de modelagem matemática na Educação Básica

Maria Salett Biembengut

Resumo


Nesta pesquisa objetivou fazer o mapeamento de produções brasileiras de Modelagem Matemática na Educação (MM), publicadas em Anais de eventos nacionais e identificar a concepção e a tendência de MM no Ensino Médio dos autores. A pesquisa se dividiu em apreensão de informações em uma amostra de 53 artigos e identificação de concepções e tendências de MM a partir do que os autores expressam nos artigos. As categorias de análise foram: justificativa de utilizar modelagem, atividade e/ou tema, conteúdos matemáticos indicados, considerações sobre MM. As expressões dos autores indicam três concepções de MM: método de ensino e pesquisa, alternativa pedagógica de matemática e ambiente de aprendizagem. Concepção que uma vez captadas por outro professor lhe conduzirá a um entendimento e, caso adote em suas atividades educacionais, firmará uma tendência. Não há como subestimar o mérito e a validade das expressões dos autores sobre Modelagem Matemática na Educação.

 

Palavras-chave: Modelagem Matemática, Educação Básica, Concepção e

 

Tendência.


 




DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2012.22334

                                                                                                   

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