Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Tópicos Educacionais?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1-A Revista Tópicos Educacionais, uma publicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, com periodicidade semestral, aceita para publicação textos direta ou indiretamente relacionados com a educação, oriundos de reflexões, estudos  teóricos e  pesquisas. Os textos devem ser inéditos. A revista aceita a tradução de textos publicados originalmente em línguas diferentes do português, desde que atendam aos critérios de avaliação para publicação e sinaiizem a ação, contendo o dados da publicação original.

2- A Revista Tópicos Educacionais não cobra custos de processamento nem de submissão de artigos.

3-Os artigos apresentados devem estar sob avaliação exclusiva da Revista Tópicos educacionais. Deverão ser enviados pelo sistema.

4-Uma vez publicados na Revista Tópicos Educacionais, os trabalhos não deverão ser publicados em qualquer outro espaço por um período de 12 meses.

5-A seleção dos artigos terá como base a al inha editorial da revista, a originalidade e a consistências do  conteúdo do texto.


6-Os artigos enviados à Revista Tópicos Educacionais serão inicialmente analisados quanto à forma. Posteriormente o  texto será analisado por dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do conselho editorial ou convidados ad hoc). Nesta avaliação o texto pode ser considerado como:

a) aprovado,
b) aprovado, mas sujeito a reformulações ou
c) recusado.

Em caso de análises diferentes dos pareceristas, o texto será analisado por um terceiro parecerista. Os autores que tiverem seus textos aprovados com restrições terão o prazo de trinta dias para providenciar as modificações necessárias. O não cumprimento do prazo implica na recusa do texto.

7-Após o aceite para publicação o trabalho será reenviado ao/s autor/es para as devidas correções e normalizaçãoes. 

8-Na apresentação do texto original deve constar um cabeçalho com: Título do artigo em português (Inicial em maiúscula, restante em letras minúsculas a menos que seja nome próprio em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14, centralizado), subtítulo em letras minúsculas (exceção para nome próprio). O título deve conter no máximo 11 palavras. Logo após deve vir o resumo.

9-Os textos enviados para análise devem ter entre 35.000 e 60.000 caracteres (incluindo os espaços), formatados para folha A4, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas.

10-Os artigos devem conter além do artigo, resumo e abstract (entre 800 e 1000 caracteres, incluindo os espaços) e palavras-chave (no máximo cinco) em português e keywords em inglês. Os títulos devem também ser traduzidos para o inglês

11-Os textos devem estar justificados, digitados em espaço 1,5, em fonte Times New Roman, corpo 12. As citações com mais de três linhas devem vir sempre em novo parágrafo, em corpo 11, sem aspas e endentadas.

12-Deve-se eliminar qualquer referência que prejudique o anonimato do texto no momento de avaliação.

13-Os textos devem ser salvos no formato Word ou compatível. Os destaques necessários devem ser feitos em itálico.

14-As citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano).

15-As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os textos citados no trabalho, obedecendo às normas da ABNT.

16-Os textos que não respeitarem as normas não serão considerados para avaliação.

 Abaixo, alguns exemplos de como proceder:

 Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Ex.: FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um  (re) exame das relações entre educação e estrutura econômica social e capitalista. São Paulo: Cortez, 1989.

 Capítulos de livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Capítulo: subtítulo. In:\SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.

Ex.: LANDABURU, Jon. A educação em regiões indígenas: mudanças recentes na Colômbia, Equador e Bolívia. In: TRINDADE, Hélio; BLANQUER, Jean-Michel. (Org.). Os desafios da educação na América Latina. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 254-269. 

 Periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Ex.:  ZAINKO, Maria Amélia Sabbag. Educação superior no Brasil: a avaliação institucional como condição para seu desenvolvimento. Educação Brasileira, Brasília, v. 15, n. 30, p. 111-113, jan./jun. 1993.


Teses e dissertações:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título: subtítulo. Ano. Número de folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado em ou Doutorado em) – Nome do Programa, Nome da Universidade, Local, Ano.

Ex.: CAÚ, José Nildo Alves. PROJOVEM: Impactos da inclusão dos jovens – uma análise dos egressos da qualificação profissional do arco esporte e lazer em Recife. 2009. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação da UFPE, Recife, 2009

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word,OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. Os textos devem estar justificados, digitados em espaço 1,5, em fonte Times New Roman, corpo 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


 

Política de Privacidade

Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos.

A revista Tópicos Educacionais informa que os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outros fins ou a terceiros.

Tendo em vista os critérios de ética em pesquisa, todos os artigos serão submetidos a programa antiplágio.