AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E NO PARAGUAI: IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO MERCOSUL EDUCACIONAL

Giselle Cristina Martins Real

Resumo


O objetivo é explicitar os nexos entre as políticas de avaliação adotadas por Brasil e Paraguai na construção de um espaço mercosulino de educação. Tem como pressuposto que o Processo de Bolonha influenciou o processo de avaliação formulado para o espaço do Mercosul Educacional (SEM). Adotou-se como procedimentos metodológicos a análise dos instrumentos de avaliação utilizados por Brasil e Paraguai e da legislação desses dois países, procurando explicitar suas congruências e incongruências diante da constituição de um espaço comum de educação. Em síntese, pode-se inferir que a política de avaliação da educação superior no Paraguai é desenvolvida a partir da influência das ações desenvolvidas pelo SEM. Observou-se que a configuração de um espaço mercosulino de educação superior está longe de ser alcançada nos próximos anos, tendo como parâmetro as medidas desencadeadas até o presente momento, que incluem a constituição do MEXA, do ARCU-SUL e dos programas de mobilidade como Marca e PMM, como principais ações nessa direção. Incipiência e morosidade de ações induzem à adoção de estratégias individualizadas por parte dos países membros no processo de avaliação e acreditação de cursos, como é o caso do Programa Revalida no Brasil.


Palavras-chave


Educação superior, Mercosul, Política educacional, Avaliação

Texto completo:

PDF


 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ