POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO ESTADO DO CEARÁ: HISTÓRICO DOS PROGRAMAS DE AVALIAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SEDUC)

Antônio Germano Magalhães Júnior, Diva Lima, Maria Adalgiza de Farias

Resumo


Resumo

 

Este texto trata da constituição histórica do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica no Ceará - SAPAECE – focando sua relação com o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. A demarcação temporal engloba o final da década de 1970, até a atualidade. O objetivo foi compreender como a avaliação educacional está configurada no cenário brasileiro e como  ela veio se modificando e consolidando ao longo do tempo no Ceará. O referencial teórico-metodológico está fundamentado em Viana (1995, 2000, 2003) e seguiram-se as técnicas da pesquisa documental. As fontes utilizadas foram: relatórios da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC; o Relatório do INEP sobre o SAEB, ciclo de 1990; os estudos de Lima (2007), Vieira (2006), Vidal e Vieira (2011) e Pequeno (2000 e 2003).  Constatou-se que o SPAECE se desenvolveu e se consolidou a partir de parcerias seladas entre a SEDUC e instituições de Ensino Superior em sintonia com a experiência nacional do SAEB. Verificou-se que o SPAECE se caracteriza por ser um modelo de avaliação externa em larga escala tendo a perspectiva de accountability como uma marca de sua constituição. 

 

Palavras-chave: Avaliação Educacional, SAEB, SPAECE.


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Tópicos Educacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)