A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR XAVIER JÚNIOR EM BANANEIRAS/PB: CULTURA ESCOLAR E PRÁTICAS EDUCATIVAS (1934-1971)

Luciene Chaves de Aquino

Resumo


Trata-se da reconstituição de aspectos da história do ‘Grupo Escolar Xavier Júnior’, desde a sua criação em 1934, até 1971, problematizando suas práticas educativas e cultura escolar. Inaugurado em 04 de setembro de 1934, em Bananeiras/PB, preconizava uma nova organização da instrução centrada na escola graduada e seriada. Na sua prática pedagógica identificamos atividades educacionais inspiradas nas teorias escolanovistas, em sintonia com as técnicas do ‘método de ensino ativo’, tais como a criação de Clube Esportivo e Agrícola, Círculo de Pais e Mestres, Jornal Escolar, Semana Pedagógica, etc. Tais práticas pretendiam superar a transmissão e memorização dos conteúdos, ao mesmo tempo em que investiam em uma cultura escolar que garantisse maior participação do aluno.

 


Palavras-chave


Grupo Escolar, Cultura Escolar, Práticas Educativas

Texto completo:

PDF


 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ