A NARRATIVA EM MUTAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS POLITICOS E DIDATICOS DA NARRATIVA HISTORICA
Palavras-chave:
Narrativa histórica, Exposição magistral, História escolar, História acadêmica, Ensino e aprendizado da históriaResumo
Este artigo é uma reflexão sobre o lugar da narrativa no ensino e no aprendizado da história. No Québec, província francófona do Canadá, ainda que a narrativa na aula de história tenha sofrido importantes mudanças a partir dos anos 1960, é durante a implementação da reforma dos anos 2000, baseada na abordagem por competências e no (socio)construtivismo, que esta questão, assim como a do ensino da história em geral, vem sacudir o mundo da educação. Logo, duas visões opostas se confrontam em relação à função da história na escola: a do seu ensino e a do lugar da narrativa neste aprendizado. Conscientes desta polêmica, tentaremos apreender então o lugar que ocupa a narrativa na história acadêmica, na história escolar e no seu ensino.
Referências
BRUNER, J. L’éducation, entrée dans la culture. Les problèmes de l’école
à la lumière de la psychologie culturelle. Paris, Retz. 1996.
CARIOU, D. Écrire l’histoire scolaire. Quand les élèves écrivent en classe pour apprendre l’histoire. Rennes, Presses universitaires de Rennes. 2012.
DELORME, F.-X. Lettre à mon professeur d’histoire. Le Devoir, 22 mars. 2013.
EVANS, R. Teachers conceptions of history revisited: Ideology, curriculum and students beliefs. In: Theory and research in social education, 1990, 18(2), 101-138.
FÉVRIER, C. e J. SÉRANDOUR. Production de récit et construction du sens en histoire. In F. Audigier (dir.), Concepts, modèles, raisonnements, Actes du 8e colloque, Paris, INRP, 1997, 254-259.
GOUVERNEMENT DU QUÉBEC. Programme de formation de l’école québécoise Enseignement secondaire. Premier cycle. Québec, MELS. 2006.
JENKINS, K. Re-thinking History. Londres, Routledge. 1991.
KERLEROUX, P. Éloge du cours magistral. Historiens et géographes, (394), 2006, 187-189.
LAVILLE, C. Place et rôle de l’enseignement de l’histoire principalement dans l’enseignement secondaire pour la formation de l’homme du XXe siècle. Bulletin de liaison de la SPHQ, 1979, 30-35.
LEMIEUX, O. Le discours historique comme objet politique : Regard sur l'enseignement de l'histoire du Québec du niveau secondaire de 1967 à 2012. Université de Sherbrooke. 2014. http://savoirs.usherbrooke.ca/handle/11143/5454
MARROU, H.-I. Comment comprendre le métier d’historien. In C. Samaran, dir., L’histoire et ses méthodes. Paris, Gallimard, 1961, 1467-1539.
MARTINEAU, R. L’histoire à l’école, matière à penser... Montréal, L’Harmattan. 1999.
MARTINEAU, R. Fondements et pratiques de l’enseignement de l’histoire à l’école. Traité de didactique. Québec, PUQ. 2010.
MARWICK, A. The Nature of History. Londres, Macmillan Education. 1989.
MONIOT, H. Didactique de l’histoire. Paris, Nathan. 1993.
POMIAN, K. Sur l’histoire. Paris, France : Gallimard. 1999.
RICOEUR, P. Temps et récit, Tome 2. Paris, Éditions du Seuil. 1984.
TRUDEAU, M.-P. Interpréter et comprendre les textes historiques à visée didactique. Non publié. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.