MOBILIDADE ESPACIAL E RESISTÊNCIA DOS(AS) DOCENTES PÚBLICOS(AS) PRIMÁRIOS(AS) DO RECIFE (1860-1880)

Adriana Maria Paulo da Silva, Dayana Raquel Pereira de Lima

Resumo


Através dos procedimentos de leitura, transcrição, sistematização e análise das fontes governamentais referentes à instrução pública no século XIX e da bibliografia especializada no trabalho docente no Império, em âmbito geral (GONDRA & SCHUELER, 2008; OLIVEIRA, 2011), e em Pernambuco (LIMA, 2014; SANTOS, 2013; SILVA, 2006), em particular, objetivamos demonstrar uma intensa mobilidade espacial vivenciada pelos(as) docentes públicos(as) de instrução primária do Recife e discutir como, entre as décadas de 60 e 80 do século XIX, seus discursos, para justificarem seus movimentos, foram se modificando. Defendemos que a mobilidade dos professores e professoras e os códigos legais criados para regulamentá-la resultaram na crescente hierarquização deste grupo de trabalhadores. E concluímos que os docentes criaram estratégias para resistir e superar as tentativas de hierarquização de seu ofício por parte dos poderes públicos.

 

 

 


Palavras-chave


Trabalho docente em Pernambuco, Século XIX, Mobilidade espacial, Resistência

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2016.22428

                                                                                                   

                                               A revista utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/


                                                                                                    BUSCADORES

                                                                                                  

 

                                                                                                    INDEXADORES

 
                                                 
                                                               

_____________________________________________________________________________________________________________________