O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) COMO PROGRAMA NUCLEAR DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

José Geraldo Silveira Bueno

Resumo


Resumo

 

A incorporação da educação especial, no âmbito federal, pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI pareceu constituir um avanço, na medida em que a incluiu dentro de um âmbito mais largo, da diversidade social e das consequentes políticas de inclusão. Nesta última década, a sua Diretoria de Políticas de Educação Especial – DPEE implementou um conjunto de programas e ações que pretendeu responder às demandas da área, que merece passar por crivo crítico, objetivo deste artigo. Nesse sentido, este trabalho analisa o resultado dos programas e ações voltados ao atendimento da população da Educação Especial, com ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio do Programa Salas de Recursos Multifuncionais  porque constituiu ação fundamental implementada pelo Ministério da Educação de forma a incrementar os processos de inclusão escolar.

 

 Palavras-Chaves: Atendimento educacional especializado; Políticas de educação especial; inclusão escolar; Brasil.

 


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Tópicos Educacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)