A INTEGRAÇÃO CURRICULAR E AS RESPOSTAS A DIVERSIDADE DO ALUNADO

Jesús Molina Saorín, Mónica Vallejo, Nuria Illán

Resumo


Através deste trabalho de investigação, realizamos uma proposta curricular baseada na integração de todas as áreas de conhecimento, mediante o uso de Unidades Didáticas Integradas (UDIs). Primeiramente, oferecemos umas breves pinceladas sobre nossa consideração ao respeito das necessidades educativas denominadas “especiais”, realizando uma contextualização sobre a situação educativa atual, centrando a atenção na realidade educativa espanhola, e oferecendo uma descrição dos diferentes aspectos que intervêm na denominada escola compreensiva. Num segundo momento, entramos a oferecer diferentes considerações interessantes sobre a integração curricular, passando a descrever, com grande detalhe, nossa proposta de desenho, desenvolvimento e avaliação de um Projeto Curricular Integrado baseado em UDIs.

 


Palavras-chave


Integração curricular, Unidade didática integrada, Educação especial, Atenção à diversidade, Educação obrigatória

Texto completo:

PDF


 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ