CONHECIMENTO, A PEDRA ANGULAR DO DESIGN DE TEL

Nicolas Balacheff, Franck Bellemain

Resumo


Esse texto apresenta o argumento que conhecimento é a pedra angular do design de sistemas TEL. Numa primeira parte, apresentamos o que conhecimento significa na nossa abordagem, e introduzimos a noção de concepção. Depois, exploramos até onde a problemática da validação é central em nossa pesquisa. Para concluir, introduzimos uma caracterização de concepção que pode ajudar a abordar o problema do desenvolvimento de sistema TEL num nível teórico. 


Palavras-chave


Epistemologia, Inteligência artificial, Transposição informática, Modelização de conhecimentos, Modelização do aluno, Interação pessoa-sistema, "technology enhanced learning" (TEL)

Texto completo:

PDF


 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ