CONSIDERAÇÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE HERBART

José Policarpo Junior

Resumo


diálogo com autores clássicos ou contemporâneos tem se submetido aos ditames da moda e dos jargões. Isso não é de fato novidade, ainda mais quando o diálogo se converte em propaganda e as considerações racionais, em adesões ou rejeições cegas. Em tal contexto, a leitura "des-pré-conceituosa" de W1i. texto clássico pode ser algo mais elucidativo e mais crítico do que as considerações vazias e pseudopolêmicas de inúmeros debates contemporâneos que já partem de posições consolidadas, sem preocupações com a verdade, mas, sim, com o sucessc e a aceitação. O recurso ao texto clássico não se justifica necessariamente pela admissão silenciosa de sua verdade, nem pelo desejo de compará-lo com os autores contemporâneos - embora também não descarte a priori tais implicações. Paradoxalmente, o texto clássico pode nos dizer mais sobre a nossa própria época e sobre aquilo em nos tomamos, do que produções contemporâneas o fazem muitas vezes. .


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

GOOGLE ACADÊMICO

UCL INSTITUTE OF EDUCATION LIBRARY

PKP | INDEX

IRESIE-INSTITUTO DE INVESTIGACIONES SOBRE LA UNIVERSIDADE Y LA EDUCATION 

EDUBASE

Tópicos EduSEcacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)