INVESTIGANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS ADITIVAS POR CRIANÇAS DE 3ª SÉRIE

Rute Elizabete de Souza Rosa Borbal Borbal, Regina Barreto dos Santos

Resumo


O desenvolvimento da compreensão das estruturas aditivas (Vergnaud, 1986) se dá num longo período de tempo. Neste estudo foram observadas dificuldades apresentadas por 17 alunos de 3ª série, quando da resolução de 16 diferentes problemas. As principais dificuldades referentes aos algoritmos foram de duas
naturezas: incompreensão da reserva e troca de termos. As incompreensões relacionadas à estrutura ocorreram nos problemas cujos enunciados podem induzir à escolha da operação incorreta. A escola deve reconhecer os diferentes problemas e propor atividades que propiciem a análise, discussão e compreensão das estruturas
dos problemas, dos algoritmos e do sistema de numeração decimal.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

GOOGLE ACADÊMICO

UCL INSTITUTE OF EDUCATION LIBRARY

PKP | INDEX

EDUBASE

Tópicos Educacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)