LINGUAGEM E MATEMÁTICA

José Maurício de Figueiredo Lima

Resumo


O modelo do discurso matemático, em geral, presente nas propostas curriculares, nos livros didáticos e utilizados frequentemente pelos professores, enfim, adotado na cultura matemática, é caracterizado pelas idéias de clareza, de sintaxe
rigorosa (correção, rigor), de semântica despojada (pureza, precisão).


Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, R. (1973). Le Plaisir du Texte. Paris, Éditions du Seuil.

BELL, A. W. The nature ofMathematicalleaming, some comparisons

with language. Shell Centre for Mathematical Education, University of

Nothingham.

BKOUCHE, R. ( 1992). L' enseignement scientifique entre 1 'illusion

langagiere et l'activisme pedagogique. Reperes-IREM, n. 9 pp. 5-14.

FREUDENTHAL, H. ( 1989) Notation Mathématique. In, Encyclopaedia

Universalis, vol. 16, Paris.

LABORDE, C. ( 1982). Langue naturelle et langue symbolique. These de

Doctorat d'Etat, Université de Grenoble I, France.

LAIZE, G. ( 1993 ). Mathematiques, Language et Communication.

Reperes-IREM, n. 13, pp. 17-34.

LAVE, J. & WENGER, E. ( 1991 ). Situated learning, legitimate

peripheral participation. UK, Cambridge, Cambridge University Press.

OTTE, M. (1994). O formal,o social e o subjetivo. São Paulo, Editora

UNESP.

POLITZER, G. ( 1991 ). L 'informativite des énoncés, contraintes sur I e

jugement et le raisonnement. Intellectica, N. 11, pp. 111-147.

VERGNAUD, G.(l981a). Understailding Mathematics at the SecondarySchool

Levei. Paris, C.N.R.S.

VERGNAUD, G. (1981 b). L'enfant. la mathématique et la realité. Berna,

Peter Lang.

VERGNAUD, G. ( 1983) Compte-rendu de la these de Collete La borde.

Université de Grenoble I, F rance.

VERGNAUD, G. (1989). _Les fonctions de l'action et de la symbolisation

dans la formation des connaissances chez I 'enfant. Paris , Encyclopédie

de la Pléiade.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

GOOGLE ACADÊMICO

UCL INSTITUTE OF EDUCATION LIBRARY

PKP | INDEX

Tópicos Educacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)