Sistemas de Gestão e Planejamento Escolar: Descontinuidades do PDE-Escola

Carla Silva Machado

Resumo


RESUMO: O presente artigo objetiva discutir o PDE-Escola (Plano de Desenvolvimento da Escola) enquanto uma política que visa instrumentalizar os gestores escolares para o planejamento da gestão das escolas. Para isso traça-se um breve panorama do processo de descentralização da educação no Brasil, um histórico do PDE-Escola até os dias atuais. A seguir apresenta-se um levantamento das dissertações e teses do banco de teses do Portal Capes, identificando as principais discussões ocorridas sobre o tema, utilizando análise de conteúdo para interpretar o material coletado. Para o presente estudo nosso corpus de análise foram 15 dissertações e teses disponíveis no Portal de teses da Capes. A pesquisa nos levou a identificar o PDE-Escola como uma política contraditória e permeada de descontinuidades.

 

Palavras-chave: Gestão Escolar; Planejamento da Gestão; Financiamento da Educação.

 

 


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