O DILEMA DA ALFABETIZAÇÃO DOS TRABALHADORES NO BRASIL
Abstract
Este artigo tenta explicitar o problema central da alfabetizaçao, indicando o dilema
vivido pelos trabalhadores brasileiros na luta, em alguns momentos históricos,
pelo domfnio dos mecanismos da leitura, escrita e do cálculo. É oportuno,
no momento em que a UNESCO e o ICAE (Conselho' lntemacional de Educaçao
de Adultos) convocam o ANO INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO,
1990, refletir sobre esta questao.
References
ARRAES, Miguel. Mensagem aos estudantes de Barreiros. Jornal do Commercio.Recife, 03 abr. 1960. p. 12.
BARROS, Adilson. Ascensao e queda de Miguel Arraes. Rio de Janeiro, F:quador Edições, 1964.
BEISIEGEL, Celso de Rui. O Estado e a educaçlio popular. São Paulo, Pioneira, 1974.
CAVALCANTI, Paulo. O caso eu conto como o caso foi. Recife, Guararapes, 1980.
EDUCAÇÃO de base para adolescentes e adultos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, 13 (37):122-40, set.ldez. 1949.
HISTÓRICO da educação de adultos no Brasil. Revista Brasileira de EstudosPedagógicos, Rio de Janeiro, 13 (37): 141-58, set./dez. 1949.
MANIFESTO/Programa ao povo de Pernambuco. Diékio de Pernambuco, Recife,15 abr. 1958, p.3.
MANIFESTO/Programa ao povo do Recife. In: BARROS, Adilson. Ascenslio e queda de Miguel Arraes. Rio de Janeiro, Equador Edições, 1964.
PRIMITIVO, Moacir. A instruçlio e as provfncias. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1930 •
. A instruçao e o império, V.2. São Paulo, Comp_anhia Editora Nacional,
READ, Margaret. A formação dos professores especializados em educação de base. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro,
(37): 60-4, set./dez. 1949.
SOUZA, João Francisco de. Uma pedagogia da revoluçlio. São Paulo, Cortez,1987.
WEBER, Silke. Conflitos de classe e educaçtlo em Pernambuco, 1958164. Recife, CMS/PIMES/UFPE, 1982.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Tópicos Educacionais - ISSN: 2448-0215

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.