EDUCAÇÃO E RELIGIÃO - Colégios Protestantes em Pernambuco, na década de 20
Abstract
Este estudo procura reconstituir o processo histórico que possibilitou a
implantaçllo e o desenvolvimento da educaçllo protestante no Brasil, e, particularmente, em Pernambuco, pelas Missões norte-americanas, como um canal
de inserçllo do Cristianisroo Reformado, considerando o caráter adverso da sociedade receptora, quê emergia de um longo processo de colonização, sob a
influência da Contra-Reforma, consubstanciada na educaçllo jesufta. Nessa reconstituição, privilegia as influências dos elementos superestruturais - educação
e religillo - na configuraçllo das sociedades envolvidas no processo supracitado,
sem perder de vista as bases econtJmicas da formação dessas sociedades,
como partes integrantes do sistema capitalista em expansllo.
References
ALVES, Rubem. Protestantismo e repressão. São Paulo, Ática, 1979.
AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira; Introdução do estudo de cultura
no Brasil. 2. ed. São Paulo, Ed. Nacional, 1944.
AZEVEDO, Fernando. Uma interpretação do instituto Mackenzie. S. Paulo,
Mackenzie, 1960.
BANDEIRA, Moniz. Presença dos Estados Unidos no Brasil. (Dois sécu·
los de história). 2.ed. Rio de Jar eiro, Civilização Brasileira, 1978. .
BASBAUM, Leôncio. História sinr~ra da República. 4 ed. São Paulo, Alfa
Omega, 1975.
BOURDIEU, Pierre & PASSERON, Jean Claude. A reprodução elementos
para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro, Francisco Alves,
BUCI GLUCKSMANN, Christinne. Gramsci e o estado. Rio de Janeiro, Paz
e Terra, 1980.
WEBER, Max. Ciência e polftica: duas vocações. São Paulo, Cultriy, S.D.
• Economia y sociedad. México, Fondo de Cultura Ec;,onõmica,
•
• Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, 1963 •
• A ética protestante e o esprrito do capitalismo. 4. ed. São
Paulo, Pioneira, 1985.
• Sobre a teoria das ciências sociais. 3. ed. Lisboa, Presença,
S.D.
• Sociologia. 2.ed. Org. por Gabriel Cohn. São Paulo, Ática,
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Tópicos Educacionais - ISSN: 2448-0215

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.