O ESTÁGIO, MOMENTO SÍNTESE DO CURSO DE LICENCIATURA: A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA

Maria Cecília Antunes de Aguiar

Resumo


Neste artigo, analisa-se a relação teoria-prática na sociedade e nas universidades brasileiras nos Cursos de Licenciatura, especialmente na de Pedagogia, com a perspectiva de situar o estágio como uma prática Pedagógica dentro do contexto curso-universidade-sociedade. Pretende-se, ainda, indicar alguns caminhos para a superação da dicotomia teoria-prática existente
nos referidos cursos, bem como integrar teoria-prática, ao relacionar o estudo feito sobre a filosofia da práxis ao contexto da estrutura, da organização e da relações  humanas existentes naqueles cursos. 


Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Maria Cecilia A. de e Lima, Maria de Fátima M. Uma "Experiência

em Prática de Ensino na Escola do 19 Grau: Alfabetização. In Relatório

Síntese do Projeto Intregração Universidade /Ensino do 19 Grau (1982·

coordenado pela Professora Gizelda S. Morais, UFS /FINEP. Aracaju,

AGUIAR, Maria Cecilia A. de e outros. Relatório Parcial da Pesquisa do

Perfil do Aluno. DEAPE/PROGRADJUFS, Aracaju, Dezembro de 1986-

buõlicação mimeografada.

ALMEIDA, Célia S. Perspectiva de Reconceituação dos Estágios nos Cursos

de Formação de Professores, UFMG, Cuiabá, 1986.

OOMISSAO NACIONAL DOS CURSOS DE FORMAÇAO DO EDUCADORDocumento

Final - II Encontro Nacional, Goiânia, 31·08 a 03·09-1986.

FREIRE, Paulo - Conscientização, São Paulo. Cortez Moraes, 1970.

SERGIPE, Universidade Federal de - Relatório do Ciclo de Debates sobre

a Política Sducacional para o Ensino da Graduação da UFS, Aracaju,

DEAPE /PROGRAD. 1986 - publicação mimeografada.

SILVA, Walburga A. da - Proposição ao Conselho de Ensino e Pesquisa

de uma Reformulação Experimental no Curso dei. Pedagogia com

área de concentração em Educação Pré-Escolar - DEPARTAMENTO

DE EDUCAÇAO DA UFS, Aracaju, 1984 - publicação mimeografada.

VAZQUEZ. A. S. Filosofia da Praxis. Trad. de Luis Fernando Cardoso, Rio

de Janeiro, Paz e Terra, 1968.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

GOOGLE ACADÊMICO

UCL INSTITUTE OF EDUCATION LIBRARY

PKP | INDEX

IRESIE-INSTITUTO DE INVESTIGACIONES SOBRE LA UNIVERSIDADE Y LA EDUCATION 

EDUBASE

Tópicos EduSEcacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)