DISSERTAÇÃO - A Escola Nova em Pernambuco

Maria Christina Araújo de Mendonça

Resumo


A partir da evidência de que subsiste uma estreita relação entre a Educação e a Sociedade, objetivou-se entender o porque da introdução do ideário da Escola Nova em Pernambuco nos anos vinte, mediante a implantação da Reforma Educacional
elaborada por Carneiro Leão e promulgada pelo Ato n.9 1 . 239, de 27 de dezembro de 1928, do Governador Estácio Coimbra. Aparentemente, tratava-se de realidades distintas: Pernambuco, predominantemente rural, oligarquico, moralista,
coronelista, religioso, e a Escola Nova, urbana, democrática, liberal, científica, vanguardista, arreligiosa. Este movimento pedagógico, que se pretendeu inovador, criticando radicalmente a escola tradicional, surgiu no século XIX, na Inglaterra, e difundiu-se em muitos países do mundo.


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DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.1987.231011

                                                                                                   

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