CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES PLÁSTICAS NA ESCOLA

Jane Pinheiro Garcia

Resumo


Paro e olho ao meu redor. Uma realidade me assalta e me assoma: a realidade de um mundo dominado pela Imagem Imagem Imagens. São cartazes, out-doors, revistas, imagens técnicas que me ensinam a montar a palheta de um limpa pára-brisa ou fragmentos de uma realidade revisitada pela mídia. Outras imagens:
construções, automóveis, uma criança e seu velocípede, garças que invadiram a paisagem do Campus (quem se deu conta delas?). Com que olhos as vejo? Com que olhos as vemos? Vê-se?


Texto completo:

PDF

Referências


ACHUTII, Luiz Eduardo Robinson. Imagem e fotografia: Aprendendo a

olhar in Corpo e Significado: ensaios de antropologia social.

Organização: Ondina Fachel Leal. Porto Alegre: Editora da

Universidade!UFRGS, 1995.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos

oitenta ·e novos tempos. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre:

Fundação IOCHPE, 1991.

--- Teoria e prática da educação artística. 48 ed. São Paulo: Cultrix,

BORGES, Jorge Luis. Las minas circulares in Ficciones. 268 ed. Buenos

Aires: Emecé, 1978.

EISNER, Elliot W. Educating artistic vision. New York: Macmillan,1989.

MARTINS, Aprendiz da Arte: trilhas do sensível olhar pensante. São

Paulo: Espaço Pedagógico, 1992.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 5.8 ed.

Petrópolis: Vozes, 1986.

SAUNDERS, Robert . A educação criadora. in Revista AR'TE, n.0 1.

Tóp.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

GOOGLE ACADÊMICO

UCL INSTITUTE OF EDUCATION LIBRARY

PKP | INDEX

IRESIE-INSTITUTO DE INVESTIGACIONES SOBRE LA UNIVERSIDADE Y LA EDUCATION 

EDUBASE

Tópicos EduSEcacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)