EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA

Cirinéa Amaral

Resumo


A educação musical . na escola tem sua. origem nos ensinamentos jesuíticos, onde era colocado em destaque a questão do talento. Somente os talentosos, aqueles que tinham aptidão para a música, tinham o previlégio de terem um maior acompanhamento por parte do professor de música, embora no currículo da escola constasse a disciplina Canto Orfeônico. Durante o Estado Novo, o Canto Orfeônico tomou-se obrigatório nas escolas e Villa Lobos dirgiu grandes concentrações em estádios e teatros com o objetivo do canto em conjunto, onde
eram enfatizados os hinos pátrios e as canções folclórico/ nacionalistas. Heitor Villa Lobos, também criou os concerto - aula nas escolas públicas do Rio de Janeiro.
O ensino musical na escola, durante vários anos sofreu muitas mudanças e hoje encontra-se quase restrito a trabalhos extraclasse, com bandas marciais, bandas musicais e alguns coros .


Texto completo:

PDF


 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ