CONHECIMENTO, UM INSTRUMENTO DE PODER

Telma de Santa Clara Cordeiro

Resumo


Examina o paradoxo entre a e1evaçio crescente da produtividade e
do avanço tecnológico e as precárias condições de vida da maioria da população.
Evidencia o conhecimento como forma de aumentar o poder de barganha das
camadas populares no processo de participação social. Aponta a Escola como
local privilegiado de sistematização da cultura, que ao tentar romper com a
dicotomia "conhecimento científico x saber popular", através do "diálogo dos
saberes", se insere no processo de luta pela conquista das liberdade
democráticas. Assume a posição de não negar o valor do "saber do povo", nem
da "ciência", mas buscar, através do ato educativo, a superação de seus limites,
num processo de consolidação de um "novo conhecimento", com a gente de
que se dê na direção dos interesses da maioria e por es1a seja apropriado, como
instrumento de poder


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Tópicos Educacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)