PRÁTICA DE CARACTERIZAÇÃO COMO MEIO DE SENSIBILIZAÇÃO QUANTO À BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL NO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238492Resumo
Este resumo aborda um relato de experiência executado por uma aluna do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, com alunos de 1ª ano do ensino médio de uma escola de rede pública, localizada no bairro da Torre – Recife, tendo como objetivo sensibilizá-los quanto à importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nas aulas de laboratório. Trata-se de uma experiência de estágio supervisionado da disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 4, onde é analisado antecipadamente as aulas do professor supervisor para criar uma abordagem didática a ser utilizada com os alunos. Notou-se que os discentes tinham um desejo muito grande em frequentar a sala de laboratório da escola, porém, como as turmas continham cerca de 47 alunos cada e todas agitadas, a professora não os levava por acreditar que não conseguiria conter a turma. Com base nisso, foi feito um plano de aula que continha aulas práticas laboratoriais e a primeira foi sobre biossegurança. Os discentes foram levados ao laboratório e espalhados nas bancadas, um ou dois alunos se voluntariaram para a prática de caracterização. A estagiária questionava aos alunos sobre a importância dos EPIs e quais equipamentos eles conheciam. Ao decorrer da fala dos alunos, os outros dois que tinham se voluntariado, iam se caracterizando com os materiais que eram citados (jaleco, luva, touca, máscara, óculos, calça, tênis). Foi abordado quais itens eram utilizados em laboratórios e suas respectivas funções, sendo demonstrado algumas situações de risco onde esses EPIs poderiam até salvar a vida da pessoa, também ocorreu comparação com outros elementos de proteção de várias profissões, como cirurgião, médico, pedreiro, engenheiro civil, que utilizam esses materiais como meio de proteção no trabalho. Os alunos mostraram-se disponíveis para a aula prática, houve uma participação positiva de todos da turma, muitos se mostraram empolgados ao utilizar os EPIs laboratoriais relatando que se fossem se graduar em algum curso que precisasse de EPIs não iriam esquecer da importância desses equipamentos, mostrando que o objetivo da aula foi alcançado.Downloads
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