v. 2 n. 1 (2018): Revista Vivências em Ensino de Ciências (2018)

					Visualizar v. 2 n. 1 (2018):  Revista Vivências em Ensino de Ciências (2018)

A Revista Vivências em Ensino de Ciências é uma publicação do Programa Polinizar, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias da Universidade Federal de Pernambuco, vinculado ao Departamento de Ensino e Currículo – DEC, que se propõe a divulgar resumos, resumos expandidos, resenhas de livros, artigos científicos, relatórios de estágio e de residência docente, resenhas e relatos de experiência relacionados à Ensino de Ciências, envolvendo as seguinte áreas: Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos; Formação de professores de ciências, bem como seus programas e políticas, desenvolvimento profissional, práticas e saberes docentes; Educação científica em espaços não escolares, relações entre comunicação e educação científica, museus e centros de ciências; Metodologias de ensino, recursos, mídias e tecnologias para a educação em ciências; Metodologias Ativas e Inovadoras nas Ciências da Natureza; Arte e educação em ciências; Relações entre educação em ciências e temas transversais, tais como ambiente, sustentabilidade, ética e saúde; Alfabetização científica, abordagens CTS e CTSA; Discussões sobre Natureza da Ciência e História da Ciência na educação em ciências; Educação em ciências na escola, currículo, avaliação, disciplinas e culturas locais; Relações entre educação em ciências e temas como inclusão, gênero, raça, etnia, religião, classe; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais; Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências.

Atualmente, está classificada como B3 no QUALIS CAPES (2017-2020).

Publicado: 2018-10-28

Edição completa

Resumos Simples

  • INTERVENÇÃO, RITMO E EDUCAÇÃO: A MÚSICA COMO CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EM FEIRA NOVA

    Manoel Victor Malaquias da Costa
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238488
  • DA OBSERVAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR À PRATICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

    Manassés Daniel Da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238489
  • PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA DOCENTE À FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

    Luís Romário da Silva Santos, Fredson Murilo da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238490
  • A RESIDÊNCIA DOCENTE E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DE UM FUTURO PROFESSOR

    Lucas Matos De Lima
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238491
  • PRÁTICA DE CARACTERIZAÇÃO COMO MEIO DE SENSIBILIZAÇÃO QUANTO À BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL NO ENSINO BÁSICO

    Alessandra Gomes De Oliveira, Johanes Ferreira De Lima Júnior, Priscilla Vasconcelos De Lima, Rafhael Miguel Da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238492
  • MODELAGEM COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Bárbara Lúcia de Oliveira da Silva, Eliemerson de Souza Sales
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238493
  • QUIMICALIZANDO NO DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA

    Danilla Lopes Cavalcanti dos Santos, José Ademilson Ferreira da Silva, Eliemerson de Souza Sales
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238494
  • JOGOS TEATRAIS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA FOMENTAR A APRENDIZAGEM

    Fany Pereira de Araújo Soares, Heitor Pereira de Araújo Soares
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238495
  • A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

    Fernanda Alves Nunes, Eliemerson De Souza Sales
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238496
  • EMPATIA NO ENSINO DE FÍSICA: POR QUE ELA É SIGNIFICATIVA?

    Romulo Gurgel Honório
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238497
  • ENSINO INVESTIGATIVO: UM RELATO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NAS AULAS DE FÍSICA

    Jean Felipe Oliveira Da Silva, Jefferson Lima Costa, Marcos Alexandre De Melo Barros
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238498
  • ENSINO TRADICIONAL E A AUSÊNCIA DE PERTENCIMENTO ESCOLAR

    Gustavo Henrique da Silva Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238680
  • A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA

    Willian Laureano da Silva, Eliemerson De Souza Sales
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238681
  • ELABORAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS: UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDOS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

    Emerson José Souza Miquiles, Alessandra Gomes de Oliveira, Johanes Ferreira de Lima Júnior, Rafhael Miguel da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238682

Resumos Expandidos

  • RESIDÊNCIA DOCENTE: MODELOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA DE FEIRA NOVA – PE

    Moneta Alves dos Santos, Fredson Murilo da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238683
  • IMAGENS COMO RECURSO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA PARA ALUNOS SURDOS

    Júlio Marcellus de Lima Fidelis
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238684

Artigos Completos

  • METODOLOGIA ATIVA NA DISCIPLINA “PARTE DIVERSIFICADA/FÍSICA” NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO – UFPE

    Jefferson Lima Costa, Jean Felipe Oliveira da Silva, Marcos Alexandre De Melo Barros
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238685
  • UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

    Ariane Nascimento dos Santos, Tathyane Oliveira Lima, Eliemerson de Souza Sales
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238686
  • ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

    Brenda Winne da Cunha Silva Brito, Leandro Tavares Santos Brito, Eliemerson de Souza Sales
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238687
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

    Carlos Augusto Batista de Sena, Rebeka Rayane Araujo de Lima, Vycttor Mateus De Melo Alves da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238688
  • PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: UMA POSSIBILIDADE FACILITADORA NO ENSINO DE BOTÂNICA

    Clênia De Sousa Evangelista, Marcos Alexandre De Melo Barros
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238689
  • QUIMIQUEIROS: UMAPROPOSTA DEJOGO DIDÁTICOPARA TRABALHAR OS CONTEÚDOS DE LIGAÇÕES QUÍMICAS E FUNÇÕES INORGÂNICAS

    Cássia Maria Bastos Carvalho, Ewerton Lucas Santos Silva, Marília Gabriela de Menezes Guedes
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238690
  • PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

    Fausto José De Araújo Muniz
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238691
  • UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES NO AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM

    Fernanda Alves Nunes, Fredson Murilo Da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238692
  • RESIDÊNCIA DOCENTE: A ESCOLA DOS SONHOS PARA OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Gênesis Medeiros De Lima, Fredson Murilo Da Silva, Marcos Alexandre De Melo Barros
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238693
  • UNO ORGÂNICO: UMA PROPOSTA LÚDICA DE REVISÃO PARA O CONTEÚDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS

    Gilbério José Cavalcanti, Luciane Santos, Marília Gabriela De Menezes Guedes
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238694
  • RPG E FÍSICA: UM NOVO AMBIENTE PARA APLICAR OS CONCEITOS FÍSICOS

    Jean Felipe Oliveira Da Silva, Jefferson Lima Costa, Ricardo Ribeiro Do Amaral, Marcos Alexandre De Melo Barros
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238695
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REGÊNCIA FUNDAMENTADA NO COTIDIANO ESCOLAR

    Jéssica Machado, Fredson Murilo da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238696
  • QUIMITRIVIA: PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

    Jonathan Christoff Martins Antonio, Caroline Andresa do C. de L. Ramos, Marília Gabriela de Menezes Guedes
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238697
  • A RELAÇÃO ENTRE PAIS-ALUNOS-ESCOLA E SUA INFLUÊNCIA PARA O PROCESSO PEDAGÓGICO

    Julyanna Cordoville Fonseca
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238698
  • PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA VERIFICAÇÃO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA

    Kacio Reinaldo Correia Santos de Mello, Ana Karoline Barros Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238699
  • A UTILIZAÇÃO DE UMA FERRAMENTA SOCIOCULTURAL NA ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES DE AULAS DE QUÍMICA

    Leandro Silva de Oliveira Filho, Eliemerson de Souza Sales
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238701
  • ACIDPOKER: PROPOSTA DO JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONCEITO DE ÁCIDOS DE ARRHENIUS

    Lucas Queiroz Dos Santos, Marcel Vila Nova De Jesus, Thiago Freire Do Emery, Marília Gabriela De Menezes Guedes
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238702
  • CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DIDÁTICA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE REAÇÕES QUÍMICAS

    Marcela Karolinny Da Silva Costa, Eliemerson De Souza Sales
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238703
  • IDENTIFICAÇÃO PESSOAL E PERTENCIMENTO ESCOLAR: O QUE HÁ POR TRÁS DA PIOR TURMA DA ESCOLA?

    Marcela Karolinny Da Silva Costa
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238704
  • O ENSINO DE BOTÂNICA NA PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS DEBIOLOGIA DA UFPE

    Natália Ferreira Da Silva, Wanessa Kamily Bezerra Dos Santos, Marcos Alexandre De Melo Barros
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238705
  • METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES EM GRUPO PARA ESTIMULAR O APRENDIZADO NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

    Osias Raimundo Da Silva Júnior, Renan Belém Da Silva, Vycttor Mateus De Melo Alves Da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238706
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ATUAÇÃO E IMPORTÂNCIA DOS PAIS NO SEIO ESCOLAR

    Paulo Vitor Galdino Da Silva, Fredson Murilo Da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238707
  • MODELIZAÇÃO NO ENSINO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

    Rebeka Rayane Araújo De Lima, Carlos Augusto Batista De Sena, Vycttor Mateus De Melo Alves Da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238708
  • COMPREENDENDO A EVOLUÇÃO DOS VEGETAIS A PARTIR DO JOGO DIDÁTICO

    Rafhael Miguel Da Silva, Priscilla Vasconcelos De Lima, Johanes Ferreira De Lima Junior, Emerson José Souza Miquiles
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238709
  • JOGOS NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS

    Rebeka Rayane Araujo De Lima, Carlos Augusto Batista De Sena, Vycttor Mateus De Melo Alves Da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238710
  • INVESTIGAÇÃO DE TEMAS ABORDADOS POR PAIS EM REUNIÕES DE DUAS ESCOLAS DO CAMPO

    Renan Belém Da Silva, Osias Raimundo Da Silva Junior
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238711
  • CLASSES MULTISSERIADAS: UM ESTUDO ATRAVÉS DO PROJETO DE EXTENSÃO RESIDÊNCIA DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

    Samarina Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238712
  • REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

    Tathyane Oliveira Lima, Ariane Nascimento dos Santos, Eliemerson de Souza Sales
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238713
  • ANÁLISE INVESTIGATIVASOBRE AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Thais Kelly Ferreira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238714
  • A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CONSTRUTIVISTAS DE ENSINO PARA A DESCONSTRUÇÃO DA CEGUEIRA BOTÂNICA.

    Tiago Pinheiro De Oliveira, Natália Ferreira Da Silva, Silvânia Miranda Ferreira Figueirôa, Eliemerson De Souza Sales
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238715
  • ENSINO CONTEXTUALIZADO DA TEMÁTICA DE SOLO PARA ALUNOS DE ESCOLA DO INTERIOR DE PERNAMBUCO

    Vycttor Mateus De Melo Alves Da Silva, Carlos Augusto Batista De Sena
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238716
  • INVESTIGAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE PERSPECTIVASCRÍTICO-REPRODUTIVISTAS E FREIREANAS

    Willams Costa De Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238717
  • O SISTEMA AGROFLORESTAL COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: REVALORIZANDO A DOCÊNCIA

    Júlio Cézar Gama e Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238718