O ENSINO DE CIÊNCIAS SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238688Resumo
Um dos principais desafios da educação é o desenvolvimento de metodologias de ensino capazes de garantir o aspecto inclusivo, considerando-se as deficiências físicas e a falta de acesso aos meios digitais de comunicação. Ensinar ciências se torna ainda mais desafiador, pois a disciplina requer atribuições abstratas de conceitos e formas que não fazem parte do cotidiano dos alunos. A presente pesquisa mostra a experiência de uma observação das aulas de ciências numa escola pública do interior de Pernambuco, e buscou analisar o quanto as aulas e a própria escola se apropriam dos aparatos tecnológicos para uso nas metodologias de ensino, assim como também lida com o caráter da educação inclusiva sob um contexto mais amplo. Torna-se prudente a elaboração de metodologias inovadoras neste sentido, que possam contemplar as exigências da demanda social, em se tratando de pessoas deficientes e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.