O ENSINO DE CIÊNCIAS SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Carlos Augusto Batista de Sena, Rebeka Rayane Araujo de Lima, Vycttor Mateus De Melo Alves da Silva

Resumo


Um dos principais desafios da educação é o desenvolvimento de metodologias de ensino capazes de garantir o aspecto inclusivo, considerando-se as deficiências físicas e a falta de acesso aos meios digitais de comunicação. Ensinar ciências se torna ainda mais desafiador, pois a disciplina requer atribuições abstratas de conceitos e formas que não fazem parte do cotidiano dos alunos. A presente pesquisa mostra a experiência de uma observação das aulas de ciências numa escola pública do interior de Pernambuco, e buscou analisar o quanto as aulas e a própria escola se apropriam dos aparatos tecnológicos para uso nas metodologias de ensino, assim como também lida com o caráter da educação inclusiva sob um contexto mais amplo. Torna-se prudente a elaboração de metodologias inovadoras neste sentido, que possam contemplar as exigências da demanda social, em se tratando de pessoas deficientes e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.

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