O ENSINO DE CIÊNCIAS SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

  • Carlos Augusto Batista de Sena UFPE
  • Rebeka Rayane Araujo de Lima UFPE
  • Vycttor Mateus De Melo Alves da Silva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238688

Resumo

Um dos principais desafios da educação é o desenvolvimento de metodologias de ensino capazes de garantir o aspecto inclusivo, considerando-se as deficiências físicas e a falta de acesso aos meios digitais de comunicação. Ensinar ciências se torna ainda mais desafiador, pois a disciplina requer atribuições abstratas de conceitos e formas que não fazem parte do cotidiano dos alunos. A presente pesquisa mostra a experiência de uma observação das aulas de ciências numa escola pública do interior de Pernambuco, e buscou analisar o quanto as aulas e a própria escola se apropriam dos aparatos tecnológicos para uso nas metodologias de ensino, assim como também lida com o caráter da educação inclusiva sob um contexto mais amplo. Torna-se prudente a elaboração de metodologias inovadoras neste sentido, que possam contemplar as exigências da demanda social, em se tratando de pessoas deficientes e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.

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Publicado

2018-10-28