A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238681Resumo
A sociedade na contemporaneidade convive com grandes modificações na educação através das ferramentas midiáticas que ecoam na vivencia social engajando-se cada vez mais na educação, atraindo a atenção de docentes, discentes e gestores escolares. Este resumo tem como objetivo relatar sobre o YouTube, como uma ferramenta de mídia digital que está inserida cada vez mais no cotidiano das famílias, da sociedade e principalmente da escola. No Youtube, cidadãos de áreas distintas (educação, tecnologia, entretenimento, artistas e outros) unem-se numa massa corporativa de mídia a fim de compartilhar conhecimento, opinião, discussões ou mesmo críticas a assuntos que lhe são convenientes. Com o intuito de potencializar o processo de ensino-aprendizagem inerente a genética, o Canal Ciência em Interação com Professor Willian Laureano realizou-se de vídeos sobre o conteúdo. Os materiais utilizados foram um quadro negro, giz anti-alérgico, apagador, livro paradidático, ficha de exercício, telefone celular, câmara e a ferramenta de mídia Youtube. O público alvo foram estudantes do 8º ano dos anos finais do ensino fundamental do Instituto Jéssika Costa. Na aula teórica presencial foram discutidos conceitos básicos de genética (genótipo, fenótipo, genes, genes alelos, heterozigoze e homozigose), a primeira lei de Mendel e grupos sanguíneos. Os vídeos serviram para resolução de exercícios, além daqueles vistos em aula. Conclui-se que com a ferramenta foi obtido sucesso com relação ao feedback dos estudantes realizados presencialmente. Com a qualidade de pausar, voltar no inicio do vídeo, os discentes veem com bons olhos a potencialidade de que a educação pode invadir seu espaço de diversão e o quão pode ser divertido aprender no mesmo.Downloads
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