DA OBSERVAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR À PRATICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238489Resumo
A prática obrigatória dos estágios em ensino é fundamental na formação do profissional de educação. Nesses estágios o aluno tem seus primeiros contatos com seu futuro campo de trabalho, observando orquestração da gestão e vivenciando suas primeiras práticas de ensino. O presente trabalho teve como objetivo discutir as atividades de observação da gestão escolar, da estrutura escolar, bem como a observação de aulas e descrever prática de ensino vivenciada sem turmas do ensino médio na Escola Estadual Barros Carvalho, Recife, Pernambuco. Da observação se conclui queo papel da gestão escolar é de extrema importância para o sucesso e manutenção da maquinaria do processo de ensino e aprendizagem. O campo de estágio apresenta um número de profissionais muito aquém do necessário, seus alunos apresentam idade avançada para suas respectivas séries, a infraestrutura do colégio é deficitária. A surpresa veio da observação da metodologia de ensino da supervisora, que mescla a teoria construtivista com métodos organizacionais da teoria da administração de grupos. A divisão da turma em grupos com líderes resulta em alunos mais produtivos e responsáveis. A avaliação da aprendizagem bimestral é composta por diversas atividades, como a observada prática de debates que treina a capacidade argumentativa dos alunos e o respeito à opinião divergente. Observou-se também a organização do projeto bimestral de conscientização para cada grupo apresentar em outras turmas da escola e em uma comunidade. Em minhas atividades de prática de ensino ganhei a experiência de controle de turma, tempo de aula e de boas práticas de apresentação com Datashow. Tive ainda a oportunidade de dar a mesma aula a turmas de turnos diferentes e constatei que a turma matutina era muito mais interessada que a vespertina. A despeito de todos os problemas de carências do meu campo de observação, conclui-se que o meu primeiro estágio foi positivamente impactante e a experiência ganha com técnicas e boas práticas de uso de material didático fará parte de toda a minha carreira de professor.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.