DA OBSERVAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR À PRATICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Manassés Daniel Da Silva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238489

Resumen

A prática obrigatória dos estágios em ensino é fundamental na formação do profissional de educação. Nesses estágios o aluno tem seus primeiros contatos com seu futuro campo de trabalho, observando orquestração da gestão e vivenciando suas primeiras práticas de ensino. O presente trabalho teve como objetivo discutir as atividades de observação da gestão escolar, da estrutura escolar, bem como a observação de aulas e descrever prática de ensino vivenciada sem turmas do ensino médio na Escola Estadual Barros Carvalho, Recife, Pernambuco. Da observação se conclui queo papel da gestão escolar é de extrema importância para o sucesso e manutenção da maquinaria do processo de ensino e aprendizagem. O campo de estágio apresenta um número de profissionais muito aquém do necessário, seus alunos apresentam idade avançada para suas respectivas séries, a infraestrutura do colégio é deficitária. A surpresa veio da observação da metodologia de ensino da supervisora, que mescla a teoria construtivista com métodos organizacionais da teoria da administração de grupos. A divisão da turma em grupos com líderes resulta em alunos mais produtivos e responsáveis. A avaliação da aprendizagem bimestral é composta por diversas atividades, como a observada prática de debates que treina a capacidade argumentativa dos alunos e o respeito à opinião divergente. Observou-se também a organização do projeto bimestral de conscientização para cada grupo apresentar em outras turmas da escola e em uma comunidade. Em minhas atividades de prática de ensino ganhei a experiência de controle de turma, tempo de aula e de boas práticas de apresentação com Datashow. Tive ainda a oportunidade de dar a mesma aula a turmas de turnos diferentes e constatei que a turma matutina era muito mais interessada que a vespertina. A despeito de todos os problemas de carências do meu campo de observação, conclui-se que o meu primeiro estágio foi positivamente impactante e a experiência ganha com técnicas e boas práticas de uso de material didático fará parte de toda a minha carreira de professor.

Publicado

2018-10-28