PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Fausto José De Araújo Muniz

Resumo


As tecnologias de informação e comunicação apresentam importante papel no processo de aprendizagem quando empregadas como ferramenta pedagógica, na produção de audiovisuais, por exemplo. A construção desses projetos permite aos alunos estimular a imaginação e criatividade, recriar situações ou contextualizar conteúdo. Diante disso, o trabalho objetiva-se em analisar como o uso e produção de projetos audiovisuais contribui na aprendizagem de conteúdos de Biologia e Química em uma Escola de Referência em Ensino Médio de Pernambuco. O projeto desenvolvido ao longo dos últimos três anos, nas turmas do terceiro ano médio, suscitaram dezesseis projetos, além de quatro em construção, abordando diversas temáticas. São notórios o estimulo ao protagonismo e criatividade dos alunos, em cada uma das etapas dos projetos, além de suas aprendizagens. Por estas razões, outras possibilidades investigativas, e avanço em pesquisas que aprofunde análises e propostas educativas centradas nessa abordagem em Ensino de Ciências é de grande importância.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.