A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CONSTRUTIVISTAS DE ENSINO PARA A DESCONSTRUÇÃO DA CEGUEIRA BOTÂNICA.

Tiago Pinheiro De Oliveira, Natália Ferreira Da Silva, Silvânia Miranda Ferreira Figueirôa, Eliemerson De Souza Sales

Resumo


O ensino de biologia, em especial o de botânica é considerado por muitos autores como sendo extremamente tecnicista o que acaba por dificultar sua realização, causando nas pessoas um fenômeno conhecido como cegueira botânica, deste modo esse trabalho surge com a finalidade de compreender o papel do ensino por investigação, como metodologia facilitadora para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de botânica, em três turmas do segundo ano do ensino médio do EREM Martins Júnior, com exatos 40 alunos em cada. Para tal optamos pela pesquisa de campo, utilizando uma abordagem descritivo-qualitativa para obtenção, análise e descrição dos dados durante a aplicação e observação da aula. Baseada no método investigativo, a aula influenciou para participação de todos, mostrando-os que não há respostas erradas podendo ser utilizadas para melhor compreensão do assunto, tornando os alunos protagonistas de seu aprendizado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.