A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CONSTRUTIVISTAS DE ENSINO PARA A DESCONSTRUÇÃO DA CEGUEIRA BOTÂNICA.

Autor/innen

  • Tiago Pinheiro De Oliveira UFPE
  • Natália Ferreira Da Silva UFPE
  • Silvânia Miranda Ferreira Figueirôa UFPE
  • Eliemerson De Souza Sales UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238715

Abstract

O ensino de biologia, em especial o de botânica é considerado por muitos autores como sendo extremamente tecnicista o que acaba por dificultar sua realização, causando nas pessoas um fenômeno conhecido como cegueira botânica, deste modo esse trabalho surge com a finalidade de compreender o papel do ensino por investigação, como metodologia facilitadora para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de botânica, em três turmas do segundo ano do ensino médio do EREM Martins Júnior, com exatos 40 alunos em cada. Para tal optamos pela pesquisa de campo, utilizando uma abordagem descritivo-qualitativa para obtenção, análise e descrição dos dados durante a aplicação e observação da aula. Baseada no método investigativo, a aula influenciou para participação de todos, mostrando-os que não há respostas erradas podendo ser utilizadas para melhor compreensão do assunto, tornando os alunos protagonistas de seu aprendizado.

Veröffentlicht

2018-10-28