ENSINO INVESTIGATIVO: UM RELATO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NAS AULAS DE FÍSICA

Autores

  • Jean Felipe Oliveira Da Silva UFPE
  • Jefferson Lima Costa UFPE
  • Marcos Alexandre De Melo Barros UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238498

Resumo

O presente resumo apresenta um relato a cerca dos benefícios observados durante a utilização de experimentos de baixo custoem aulas de Física, no município de Paudalho, no ano de 2017. Este trabalho foi realizado durante o exercício da atividade de mestre bolsista na fase final do PrevUPE (Pré-vestibular da UPE), que é um projeto voltado para alunos do 3º ano e concluintes do Ensino Médio. A observação envolveudiferentes conteúdos como Ondas, Termodinâmica, Eletrostática e outrosmais que foram trabalhados em aulas de 100 minutos. A prática foi adotada, após perceber a dificuldade dos alunos em entender os conceitos físicos ali mostrados. Para contornar essa situação e abordar competências buscadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a aula acontecia de modo expositivo sobre determinado assunto e em um dado momento o experimento era realizado com o objetivo de demonstrar os fenômenos estudados, para testar alguma teoria ou para desfazer algumas ideias do senso comum a respeito de um determinado assunto. Depoisdisso, o experimento era discutido a luz da teoria analisada e, após essa parte da atividade, os alunos trabalhavam na resolução de questões para compreender e aprofundar o conteúdo. Durante a prática, foi observado a diminuição da evasão dos alunos nos momentos de aula e maior interesse sobre a física trabalhada, se comparado com a parte inicial do curso, onde a prática experimental ainda não havia sido adotada. Através das discussões e da resolução dos exercícios propostos em sala de aula, observou-se que a utilização dos experimentos se configura como um excelente complemento para as aulas tradicionais, possibilitando uma melhor aprendizagem por parte dos discentes. Sobre os pontos negativos desta prática, observou-se que o emprego da prática experimental requeria um certo tempo da aula, a qual já possuía umacarga horária curta, dificultando assim a devida exploração de todos os conteúdos exigidos pelo ENEM.

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Publicado

2018-10-28