ENSINO INVESTIGATIVO: UM RELATO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NAS AULAS DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238498Resumo
O presente resumo apresenta um relato a cerca dos benefícios observados durante a utilização de experimentos de baixo custoem aulas de Física, no município de Paudalho, no ano de 2017. Este trabalho foi realizado durante o exercício da atividade de mestre bolsista na fase final do PrevUPE (Pré-vestibular da UPE), que é um projeto voltado para alunos do 3º ano e concluintes do Ensino Médio. A observação envolveudiferentes conteúdos como Ondas, Termodinâmica, Eletrostática e outrosmais que foram trabalhados em aulas de 100 minutos. A prática foi adotada, após perceber a dificuldade dos alunos em entender os conceitos físicos ali mostrados. Para contornar essa situação e abordar competências buscadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a aula acontecia de modo expositivo sobre determinado assunto e em um dado momento o experimento era realizado com o objetivo de demonstrar os fenômenos estudados, para testar alguma teoria ou para desfazer algumas ideias do senso comum a respeito de um determinado assunto. Depoisdisso, o experimento era discutido a luz da teoria analisada e, após essa parte da atividade, os alunos trabalhavam na resolução de questões para compreender e aprofundar o conteúdo. Durante a prática, foi observado a diminuição da evasão dos alunos nos momentos de aula e maior interesse sobre a física trabalhada, se comparado com a parte inicial do curso, onde a prática experimental ainda não havia sido adotada. Através das discussões e da resolução dos exercícios propostos em sala de aula, observou-se que a utilização dos experimentos se configura como um excelente complemento para as aulas tradicionais, possibilitando uma melhor aprendizagem por parte dos discentes. Sobre os pontos negativos desta prática, observou-se que o emprego da prática experimental requeria um certo tempo da aula, a qual já possuía umacarga horária curta, dificultando assim a devida exploração de todos os conteúdos exigidos pelo ENEM.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.