ENSINO CONTEXTUALIZADO DA TEMÁTICA DE SOLO PARA ALUNOS DE ESCOLA DO INTERIOR DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238716Resumo
O ensino através da contextualização do conteúdo é de grande eficiência por aproximar os conceitos teóricos, outrora abstratos, de situações corriqueiras dos alunos, agregando um significado sociocultural relevante. Os dados foram coletados a partir de observações e aplicação de questionários, os quais buscavam estimar os conhecimentos prévios e o nível de envolvimento entre os estudantes e o objeto de estudo, o solo. Tais conhecimentos prévios foram utilizados para construir uma aula bastante direcionada, na qual foi possível notar que, tanto na aula expositiva como na produção de atividades, os discentes se mostravam bastante situados e empenhados a participar, visto que se tratava de um conteúdo atrelado ao cotidiano da maioria. A utilização de um ensino contextualizado, aliado a interdisciplinaridade e ao uso de metodologias ativas, promove um aprendizado mais coerente e eficaz, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais atraente e aplicável.Downloads
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