ENSINO TRADICIONAL E A AUSÊNCIA DE PERTENCIMENTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238680Resumo
O ensino tradicional (professora-aula expositiva-lousa-leitura do livro-atividade para casa) não se sustenta mais no cenário atual da sociedade e da educação brasileira. A ânsia dos alunos por inovação nas aulas e nos métodos de ensino só vem crescendo nos últimos anos, a hiperatividade, o vasto leque de atrativos que os estudantes da atualidade possuem em suas residências, não permitem mais a sustentação de uma escola não inovadora. A metodologia para análise da satisfação dos alunos com o ensino de sua escola foi a entrevista, que perguntava como o aluno se sentia na escola, como o aluno interagia com seu professor, como o aluno achava que deveria ser ensinado (a) determinada disciplina, do que o aluno gostava na escola e o que ele mudaria em sua escola. Desta forma este trabalho tem por objetivo expor as reações de alunos das séries finais do ensino fundamental da escola municipal Manoel Antônio de Aguiar da cidade de Feira Nova, interior do estado de Pernambuco que foram observados e entrevistados durante uma semana de imersão na escola. A taxa de insatisfação dos alunos com a escola tem um nível alto, eles são se sentem como parte da escola diante de suas respostas quase sempre negativas, os alunos não veem sentido no que está sendo ensinado e não enxergam como poderão utilizar esse conhecimento por mais básico que seja em suas vidas. Os alunos não se sentem bem na escola, não se sentem inseridos no contexto pelo professor quando o mesmo está lecionando, sentem a falta de inovação e tecnologia por mais básica que seja, acham que os professores precisam ouvir mais eles e suma maioria não sabem responder o que exatamente gostam na escola. Concluímos que se faz necessário uma mudança contínua no método de ensino e que se leve sobretudo em consideração a forma de aprendizagem do aluno, uma vez que é de acordo com o modo de aprendizagem do aluno é que o professor se molda e atende a todos dentro de um cenário único de sala de aula.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.