O ENSINO DE BOTÂNICA NA PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS DEBIOLOGIA DA UFPE

Autores

  • Natália Ferreira Da Silva UFPE
  • Wanessa Kamily Bezerra Dos Santos UFPE
  • Marcos Alexandre De Melo Barros UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238705

Resumo

A Botânica deve ser compreendida como uma esfera basilar para as Ciências Biológicas, sendo de fundamental importância que sua abordagem seja repassada de forma construtivista na formação de professores de biologia. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo investigar a forma como é abordado o Ensino de Botânica no curso de Licenciatura em Ciência Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco/Recife, partindo da percepção dos licenciandos. A pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo. Foi utilizado um questionário padronizado com foco na análise múltipla de dados. A pesquisa foi realizada com seis licenciandos de Ciências Biológicas, em especial, aos que já exerciam a docência em escolas e atividades em laboratórios de botânica na UFPE. Constataram-se indicativos que de fato há certa deficiência no ensino referente às disciplinas de Biologia Vegetal, sendo diversos os elementos que interferem neste quesito, como professores, alunos e a própria estrutura do curso.

Downloads

Publicado

2018-10-28