BOARD GAME E ROLE-PLAYING GAME (RPG) MINICURSO SOBRE CONFECÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUA APLICAÇÃO EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFPB - CAMPUS CABEDELO/PB

Autores

  • Iris Alessandra da Silva UFPB
  • Evelyn Moreira Dias Gonzalez UFPB
  • Karolayny Rodrigues Henrique de Sousa UFPB
  • João Maik de Medeiros Batista UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239718

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os jogos de RPG e Board Game como ferramenta
pedagógica que possa facilitar a aprendizagem dos educandos, o mesmo foi realizado em dois
momentos: o primeiro na escola E.M.E.F Plácido de Almeida onde foi abordado a temática ‘Resíduos
Sólidos’, onde alunos do 7° ano participaram da montagem e teste de um jogo; e o segundo, com
dois grupos de alunos no contexto de um minicurso ofertado pelo IFPB Campus Cabedelo, no
evento intitulado Órbita, contendo 17 alunos. Após a finalização do minicurso, 13 alunos tiveram
que responder um questionário aberto de carácter avaliativo acerca do minicurso ministrado, as
respostas obtidas mostram que a utilização do RPG e Board Game como meio didático é viável, pois
o jogo se dá principalmente por favorecer e estimular a interação entre os alunos facilitando a troca
de conhecimentos e interação entre eles.

Downloads

Publicado

2019-02-06