v. 2 n. 2 (2018): Revista Vivências em Ensino de Ciências (2018)

					Visualizar v. 2 n. 2 (2018): Revista Vivências em Ensino de Ciências (2018)

A Revista Vivências em Ensino de Ciências é uma publicação do Programa Polinizar, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias da Universidade Federal de Pernambuco, vinculado ao Departamento de Ensino e Currículo – DEC, que se propõe a divulgar resumos, resumos expandidos, resenhas de livros, artigos científicos, relatórios de estágio e de residência docente, resenhas e relatos de experiência relacionados à Ensino de Ciências, envolvendo as seguinte áreas: Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos; Formação de professores de ciências, bem como seus programas e políticas, desenvolvimento profissional, práticas e saberes docentes; Educação científica em espaços não escolares, relações entre comunicação e educação científica, museus e centros de ciências; Metodologias de ensino, recursos, mídias e tecnologias para a educação em ciências; Metodologias Ativas e Inovadoras nas Ciências da Natureza; Arte e educação em ciências; Relações entre educação em ciências e temas transversais, tais como ambiente, sustentabilidade, ética e saúde; Alfabetização científica, abordagens CTS e CTSA; Discussões sobre Natureza da Ciência e História da Ciência na educação em ciências; Educação em ciências na escola, currículo, avaliação, disciplinas e culturas locais; Relações entre educação em ciências e temas como inclusão, gênero, raça, etnia, religião, classe; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais; Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências.

Atualmente, está classificada como B3 no QUALIS CAPES (2017-2020).

Publicado: 2019-02-06

Edição completa

Artigos Completos

  • BOARD GAME E ROLE-PLAYING GAME (RPG) MINICURSO SOBRE CONFECÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUA APLICAÇÃO EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFPB - CAMPUS CABEDELO/PB

    Iris Alessandra da Silva, Evelyn Moreira Dias Gonzalez, Karolayny Rodrigues Henrique de Sousa, João Maik de Medeiros Batista
    13-23
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239718
  • HORTA ESCOLAR: UMA FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NUMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR

    Adriana Correia da Costa Leão, Célio Roberto leão e Silva, Daniela Pedrosa de Souza, Iolanda Maria de Oliveira Maciel
    24-32
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239719
  • ALTERNATIVAS E PERSPECTIVAS SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE GENÉTICA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    Ana Beatriz Lins Aragão, Rodrigo Guilherme Gusmão de Morais, Luana Patrícia Silva de Brito, Priscilla Régia de Andrade Calaça
    33-43
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239724
  • PROPOSTA DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS FUNDAMENTADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

    Ariane Nascimento dos Santos, Marina Josefa da Silva, Tathyane Oliveira Lima, Marília Gabriela de Menezes Guedes
    44-54
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239725
  • DEPRESSÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTA PARA INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA UTILIZANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

    Bárbara Lúcia de Oliveira da Silva, Larissa Dias da Silva, Leandro Silva de Oliveira Filho, Luiz Alberto da Silva Júnior
    55-64
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239726
  • DIFICULDADES NO ENSINO DE ASTRONOMIA EM SALA DE AULA: UM RELATO DE CASO

    Cíntia Maria da Silva Ferreira Pinto, João Paulo Gomes da Silva, Marília de Alencar Araújo da Silva
    65-75
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239727
  • REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANALISE DAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE UM MODELO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EXERCÍCIO

    Climéria Beserra Ramalho, Leíce Germana da Silva Barbosa, Alessandra Maria Pereira Martins da Silva
    76-85
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239728
  • ENFERMAGEM: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO

    Flávia Gymena Silva de Andrade, Marcos Alexandre de Melo Barros
    86-91
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239729
  • CONCEPÇÕES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COMPREENDIDA POR PROFESSORES DO NÍVEL TÉCNICO DE ENSINO NA ÁREA DE SAÚDE

    Gabrielly Laís de Andrade Souza, Gleize Cristina França de Barros, Marcos Alexandre de Melo Barros
    92-103
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239730
  • O FANTÁSTICO LABORATÓRIO DE BESOUROS: PRODUÇÃO E ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS SOBRE BIODIVERSIDADE E GENÉTICA

    Heytor Victor Pereira da Costa Neco, Alba Flora Pereira, Marília de França Rocha
    103-113
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239731
  • A CIÊNCIA É MASSA: ANIMAÇÕES STOP-MOTION COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM CIÊNCIAS

    Heytor Victor Pereira da Costa Neco, Marília de França Rocha
    114-120
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239732
  • SEQUENCIA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) EM ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM PERNAMBUCO.

    Karine de Matos Costa, Janilo Italo Melo Dantas, Bruna Yvila Melo Santos
    121-128
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239733
  • CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

    Maria Eduarda da Silva, Viviane Silva de Souza, Eliete Cavalcanti da Silva, Marta Gerusa Soares de Lucena
    129-136
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239734
  • JOGOS DIGITAIS, PRODUÇÃO DE TEXTOS E DESENHOS ESQUEMÁTICOS NO ENSINO DE BIOQUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

    Maria Gabriela Silva Carneiro Monteiro, Nathalia Fernanda de Morais Melo, Paolla Rafaelly Barbosa de Oliveira, Rosangela Vidal de Sousa Araújo
    137-148
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239735
  • O TEATRO DE FANTOCHES COMO PROPOSTA LÚDICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CONHECER E PREVINIR A ESQUITOSSOMOSE

    Marilia Rafaela Pereira da Cruz, Michelle Francisca da Silva, Rayane Emanuela Ferreira da Silva, Bruno Severo Gomes
    149-151
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239736
  • JOGOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA FORMA DINÂMICA DE APRENDER SOBRE OS ARTHOPODES

    Osias Raimundo da Silva Junior
    152-158
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239737
  • OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO AO INCENTIVO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU

    Pollyana de Andrade Sales, Hugo Rafael Chaves da Silva, Arthur André de Barros Rodrigues, Caio Andrey Bezerra Januário
    159-167
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239738
  • GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA: O QUE FALAM AS PESQUISAS

    Robson Raabi do Nascimento, Pricylla Santos Cavalcante do Nascimento
    168-176
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239740
  • MODELO DIDÁTICO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: SUA INFLUÊNCIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

    Rodrigo De Oliveira Santos, Priscila Santos Da Silva, Jandra Lucia De Souza Lima
    177-185
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239741
  • AS PRÁTICAS DE BIOLOGIA APENAS COMO MAIS UMA RESPONSABILIDADE A SER INCLUÍDA NAS METODOLOGIAS DE ENSINO, OU É UM RECURSO A FAVOR DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO? UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA. Rodrigo De Oliveira Santos

    Rodrigo De Oliveira Santos, Priscila Santos Da Silva, Jandra Lucia De Souza Lima
    186-193
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239742
  • “RETRATANDO” A ALIMENTAÇÃO

    Silvana Alves Cardoso
    194-201
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239743
  • METODOLOGIAS ALTERNATIVAS: UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

    Thiago Felix da Silva, Teresa Cristiana Câmara, Patrícia de Souza Cavalcante Carnaval, Eliemerson de Souza Sales
    202-210
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239744
  • PRÁTICAS ECOPEDAGÓGICAS: PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA

    Vycttor Mateus de Melo Alves da Silva, Renan Belém da Silva, Carlos Augusto Batista de Sena, Rebeka Rayane Araujo de Lima
    211-219
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239745
  • ÓLEO DE COZINHA COMO AGENTE POLUENTE DO MEIO AMBIENTE: UMA AVALIAÇÃO DOS SEUS IMPACTOS POR MEIO DOS MORADORES DE PAULISTA-PE

    Wellington Fernando da Silva Júnior, Liderlanio de Almeida Araújo
    220-228
    DOI: https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239746