MODELO DIDÁTICO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: SUA INFLUÊNCIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239741Resumo
Os processos de ensino e aprendizagem requerem diversos meios para sua plena concretização.
Esses meios referem-se a um conjunto de fatores que vão desde a estrutura escolar até as
metodologias de ensino utilizadas pelos docentes. Ainda há enorme carência quanto ao ensino e à
aprendizagem das ciências escolares na educação básica, como por exemplo, quanto ao
desenvolvimento de aulas práticas. Na história da Biologia enquanto disciplina escolar se encontra
marcada por períodos distintos. Na primeira metade do século XX. Com o passar dos anos, esta
visão passou a ser questionada e se encaminhou para uma valorização da importância dos
conhecimentos biológicos no campo de discussão da ciência e tecnologia, o que é próprio da
sociedade contemporânea. O presente trabalho teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica
acerca da importância dos modelos didáticos no ensino de Ciências e Biologia. Nos resultados
enuncia que o rendimento dos estudantes aumenta de forma significativa quando se trabalha de
forma interativa e participativa. Logo, o envolvimento dos estudantes nas atividades que utilizam
modelos didáticos e ilustrações promove uma melhor assimilação dos conteúdos e aquisição do
conhecimento por parte dos estudantes. E por fim, as metodologias, constituem um aspecto
fundamental da prática docente, nesse sentido, é preciso destacar que é o professor o profissional
responsável por selecionar as estratégias e recursos, no caso o modelo didático que melhor possam
mobilizar a aprendizagem dos estudantes, de forma a despertá-los para a apropriação dos
conhecimentos.
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