AS PRÁTICAS DE BIOLOGIA APENAS COMO MAIS UMA RESPONSABILIDADE A SER INCLUÍDA NAS METODOLOGIAS DE ENSINO, OU É UM RECURSO A FAVOR DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO? UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA. Rodrigo De Oliveira Santos

Autores

  • Rodrigo De Oliveira Santos UFPE
  • Priscila Santos Da Silva UFPE
  • Jandra Lucia De Souza Lima UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239742

Resumo

Na contemporaneidade as mudanças científicas e tecnológicas são contrastantes com poucas
décadas atrás. Tais mudanças ou evolução são reflexos de iniciativas e necessidades, que a
sociedade propõe, como melhoria na educação, saúde, dentre outras. Logo, a falta de interesse dos
alunos pela ciência muitas vezes se justifica pelas experiências que tiveram na escola. O objetivo do
trabalho é proporcionar material para a reflexão ao corpo docente, contribuindo assim para uma
auto avaliação nas metodologias de ensino trabalhadas. A pesquisa teve como processo
metodológico uma revisão bibliográfica, apontando as principais pesquisas sobre a temática. Dessa
forma, as práticas no ensino de biologia necessitam sair do viés da obrigatoriedade, e assim
contribuir não apenas na compreensão por parte do aluno no saber científico, mas estimulá-lo a
fazer parte da sua própria construção de conhecimento. A partir disso, as discussões acerca dos
processos de ensino aprendizagem, vem apontando o ensino vai muito mais além de um professor
chegar e “dar” sua aula, é precisa entender que cada aluno possui sua singularidade, e essas
singularidades precisam ser atendidas para que o ensino seja holístico.

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Publicado

2019-02-06