SEQUENCIA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) EM ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM PERNAMBUCO.
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239733Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que proporciona oportunidades
educacionais e inserção social a estudantes que por algum motivo abandonaram a escola ou não
foram alfabetizados. Devido ao contexto histórico e a necessidade de políticas educacionais que
fortaleçam o currículo escolar que é bastante compactado o EJA é visto culturalmente como uma
solução emergencial e de improviso. No entanto, esta modalidade necessita de métodos que
estimulem os estudantes a aprendizagem, considerando que possui como marca a evasão escolar. O
objetivo deste trabalho consiste em relatar a execução de uma sequencia didática lúdica e
contextualizada para abordagem de conteúdos CTS com participação de alunos do Ensino Médio da
Educação de Jovens e Adultos (EJA). Participaram desta atividade, 15 estudantes de Ensino Médio
do EJA. A sequência didática baseou-se em um jogo de tabuleiro com cartas, com regras e
reportagens sobre problemáticas ambientais relacionadas aos conteúdos abordados no jogo. Foi
observada em alguns alunos uma resistência em participar da atividade, também descritas na
literatura devido ao hábito dos estudantes à educação tradicional. Porém o jogo se mostrou
satisfatório para a compreensão de conteúdos relacionados à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS),
e o método foi bem aceito pelos estudantes que participaram desta atividade.
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