JOGOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA FORMA DINÂMICA DE APRENDER SOBRE OS ARTHOPODES

Autores

  • Osias Raimundo da Silva Junior UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239737

Resumo

As aulas de biologia no ensino médio necessitam de uma revitalização nas escolas em geral, para
serem capazes de comportar e ser flexível para a inclusão de outras formas interagir e avaliar os
alunos. O ensino de ciências apresenta grandes dificuldades por parte dos alunos na aquisição de
informações ali transmitidas pelo docente. Sabemos que uma das finalidades do sistema
educacional é proporcionar aos futuros cidadãos capacidades de aprender, para que sejam
aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos. Os jogos, são reconhecidos pela sociedade como
meio de fornecer ao indivíduo um ambiente agradável, motivador, prazeroso, planejado e
enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, por isso, os objetivos do presente
trabalho são expor a importância dos jogos no ensino de ciências e o quanto pode potencializar o
processo de ensino-aprendizagem. Os jogos sempre estiveram presentes na vida das pessoas, seja
como um modo de diversão, disputa ou como forma de aprendizagem, vários autores caracterizam
os jogos e brincadeiras como atividade ou ação própria, voluntária, espontânea e prazerosa,
rodeada por reforços positivos que podem ser direcionados para fins educativos. O presente
trabalho é fruto de um relato de experiência durante a disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 2
com a aplicação do jogo de pergunta e resposta que foi realizado com 40 alunos da turma de 2ª C
do ensino médio. Enquanto joga o aluno desenvolve a iniciativa, a imaginação, o raciocínio, a
memória, a atenção, a curiosidade e o interesse, concentrando-se por longo tempo em uma
atividade. Por isso, também foi possível perceber a quebra do atual paradigma porque os alunos
começaram a fazer perguntas e tirar dúvidas baseados nas curiosidades que as perguntas do jogo
abordava, podendo preencher falhas onde a transmissão e a recepção dos conteúdos não ocorrem
de forma íntegra, colaborando assim para que o educando complemente seu conhecimento num
trabalho em grupo com interação entre outros indivíduos com entusiasmo e dinamicidade.

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Publicado

2019-02-06