O FANTÁSTICO LABORATÓRIO DE BESOUROS: PRODUÇÃO E ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS SOBRE BIODIVERSIDADE E GENÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239731Resumo
A interação entre ciência e arte auxilia na aproximação da ciência e tecnologia (C&T) ao cotidiano
das pessoas e estimula a participação de jovens na comunicação científica, por valorizar aspectos
culturais e humanísticos da ciência. Este trabalho objetivou a produção e validação de um vídeodocumentário e materiais didáticos que contribuem na divulgação de conhecimentos sobre a rotina
de um laboratório que trabalha com Biodiversidade e Genética. Para a realização deste foi criada
uma sequência metodológica consistindo em três etapas: a) apresentação de uma poesia e
aplicação de um Questionário Diagnóstico (QD); b) exibição de um vídeo-documentário seguido da
aplicação de um jogo; e c) aplicação do QD, e de um Questionário Opinião (QO). A sequência foi
aplicada a 21 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do município de Jaboatão
dos Guararapes-PE. Consideramos que o uso de materiais didáticos na divulgação científica de uma
rotina laboratorial proporcionou aos estudantes um contato com a ciência de forma inovadora,
resultando numa compreensão da informação e aprendizagem agradável a partir dos materiais
produzidos.
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