CONCEPÇÕES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COMPREENDIDA POR PROFESSORES DO NÍVEL TÉCNICO DE ENSINO NA ÁREA DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239730Resumo
Este estudo visa compreender quais as concepções sobre inovação pedagógica dos professores na
área de saúde que atuam na modalidade de ensino técnico. A metodologia foi baseada no estudo
descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido com a participação de 11 enfermeiros
educadores de um curso Técnico de Enfermagem, de caráter privado, situado na região nordeste do
país. Pertence à Mesorregião do Agreste Pernambucano. A coleta de dados foi realizada por meio
de entrevistas semiestruturada, que seguiu um roteiro pré-estabelecido, com questões relacionadas
às concepções do educador sobre inovações pedagógicas. Os resultados da pesquisa evidenciaram
que os professores que atuam na área de saúde no ensino técnico apresentam em sua maioria um
conhecimento incipiente ao que se remete a inovação pedagógica, evidenciando limitações para
uma prática inovadora. No entanto existe uma preocupação no campo da formação docente para
que a mesma possa estimular o desenvolvimento de inovação em sua prática.Sobre a relevância e a
pertinência deste trabalho para a área de pesquisa, podemos destacar a sua contribuição para a
produção na área, a partir da identificação da fragilidade de conhecimento frente a técnicas de
ensino e a importância de reestruturar os programas de formação de profissionais na área de saúde.
Introduzindo nessas formações conhecimentos que auxiliem no desenvolvimento de práticas
pedagógicas inovadoras, com o objetivo de melhorar a qualidade na educação nos níveis técnicos e
contribuir na formação dos profissionais de saúde que desejam atuar como docentes.
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