DIFICULDADES NO ENSINO DE ASTRONOMIA EM SALA DE AULA: UM RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239727Resumo
O ensino de astronomia para crianças do ensino fundamental é uma tarefa delegada aos
professores de Ciências e geografia. Esse tipo de conteúdo carrega consigo muitas problemáticas a
serem enfrentadas por alunos e professores para que o ensino-aprendizagem possa ser satisfatório,
alcançando êxito em seus objetivos. Porém, muitos fatores dificultam o processo de ensino na
astronomia: má-formação pedagógica ou sua ausência; desconhecimento de tecnologias que
aproximem os alunos da realidade espacial; concepções alternativas que os alunos carregam sem
elucidação científica. Com o objetivo de conhecer indutivamente a realidade de um determinado
local, este artigo científico, através da discussão de vasta literatura e de uma pesquisa qualitativa
com professores da Escola Terezinha Barbosa - Bom Jardim – PE, discute as principais dificuldades
nesta escola e no Brasil, expondo as mesmas mais recorrentes em sala de aula e discutindo o papel
da tecnologia e dos professores para aprimorar os conteúdos e metodologia de ensino na
astronomia.
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