CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239734Resumo
O projeto foi proposto com o objetivo de confeccionar junto com os alunos do 2ª ano do ensino
médio, modelos didáticos para a disciplina de Biologia, utilizando materiais de baixo custo e fácil
manuseio. Os materiais didáticos foram confeccionados para fins educativos durante as aulas de
histologia, com ênfase para os tecidos epiteliais, conjuntivos e musculares. Após ser observado o
conhecimento prévio dos estudantes, através de perguntas orais sobre o conteúdo de histologia,
foram realizadas atividades incluindo jogo da memória, confecção de tecidos com biscuit e
reconhecimento e expressão dos tecidos. Essas atividades foram realizadas na Escola Estadual Pedro
Barros Filho, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes/PE. As atividades foram
desenvolvidas com ajuda dos extensionistas durante o esclarecimento de dúvidas, confecção e
manuseio dos materiais. Conclui-se que a proposta de produção de modelos didáticos com a
participação dos estudantes é de grande utilidade nas aulas práticas de biologia, trazendo soluções
de baixo custo, simples, porém de grande eficácia, para o uso em escolas, podendo ser utilizadas
também em cursinhos e cursos profissionalizantes, que abordam o conteúdo de histologia. Esta
proposta de atividade pode contribuir para despertar o interesse do aluno, assim como estimular
sua participação nas aulas, favorecer a compreensão dos conteúdos
Referências
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aceito para publicação).
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