CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Maria Eduarda da Silva, Viviane Silva de Souza, Eliete Cavalcanti da Silva, Marta Gerusa Soares de Lucena

Resumo


O projeto foi proposto com o objetivo de confeccionar junto com os alunos do 2ª ano do ensino
médio, modelos didáticos para a disciplina de Biologia, utilizando materiais de baixo custo e fácil
manuseio. Os materiais didáticos foram confeccionados para fins educativos durante as aulas de
histologia, com ênfase para os tecidos epiteliais, conjuntivos e musculares. Após ser observado o
conhecimento prévio dos estudantes, através de perguntas orais sobre o conteúdo de histologia,
foram realizadas atividades incluindo jogo da memória, confecção de tecidos com biscuit e
reconhecimento e expressão dos tecidos. Essas atividades foram realizadas na Escola Estadual Pedro
Barros Filho, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes/PE. As atividades foram
desenvolvidas com ajuda dos extensionistas durante o esclarecimento de dúvidas, confecção e
manuseio dos materiais. Conclui-se que a proposta de produção de modelos didáticos com a
participação dos estudantes é de grande utilidade nas aulas práticas de biologia, trazendo soluções
de baixo custo, simples, porém de grande eficácia, para o uso em escolas, podendo ser utilizadas
também em cursinhos e cursos profissionalizantes, que abordam o conteúdo de histologia. Esta
proposta de atividade pode contribuir para despertar o interesse do aluno, assim como estimular
sua participação nas aulas, favorecer a compreensão dos conteúdos


Texto completo:

PDF

Referências


BUTTOW, N. C.; CANCINO, M. E. C.Técnica histológica para a visualização do tecido conjuntivo

voltado para os Ensinos Fundamental e Médio. Arquivos do Mudi, Maringá, v. 11, n. 2, p. 36-40,

KRASILCHIK, M. Práticas de ensino de biologia. 4. ed. rev. ampl. São Paulo: Edusp, 2008.

VALDEZ, V. R.; ARAÚJO, C. M. Análise de portal educacional e de recursos didáticos diversificados

utilizados por estudantes de histologia. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis,

v. 22, n. 1, p. 18-29, 2014.

NEVES, J. D. S.; COSTA, J. B. V.; BARROS, R. P. O ensino de ciências biológicas através de aulas

experimentais: uma ação de prática docente. IV Colóquio Internacional “Educação e

contemporaneidade” 2012. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/cdvicoloquio/ei

xo_06/PDF/50.pdf> Acesso em 18 de junho de 2013.

VALDEZ, V. R.; CUNHA, M. D. L. Manual de uso da marca Histologia e Citologia. Brasília:

Universidade de Brasília, 2011.

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J... Histologia Básica – Texto/Atlas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,

VALDEZ, V.R.; ARAUJO, C.M.Y. Análise de portal educacional e recursos didáticos diversificados

utilizados por estudantes de Histologia. Revista Brasileira de Informática na Educação, 2014 (artigo

aceito para publicação).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.