PROPOSTA DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS FUNDAMENTADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Ariane Nascimento dos Santos, Marina Josefa da Silva, Tathyane Oliveira Lima, Marília Gabriela de Menezes Guedes

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica sob a perspectiva dos Três
Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, (2011). Foi abordada uma temática
problematizadora e interdisciplinar sobre poluição alimentar, na qual foram explorados os
conteúdos de química orgânica no contexto da utilização de agrotóxicos e aditivos químicos
alimentares. Os Três Momentos Pedagógicos estão fundamentados na pedagogia problematizadora
de Paulo Freire, que propõe uma visão crítica do processo de ensino e aprendizagem, e na
interdisciplinaridade que proporciona a interação de várias disciplinas. Além disso, foi analisado o
processo de contextualização dos assuntos e estruturação dos significados científicos pelos
estudantes. Foi compreendido que a proposta aqui apresentada pode favorecer uma vivência
pedagógica que possibilite que os estudantes possam buscar e construir o conhecimento científico
na perspectiva emancipadora. Visto que essa perspectiva traz a oportunidade de que os estudantes
se posicionem criticamente diante de um contexto real. Foi abordada ainda a polêmica criada em
torno do projeto que altera a lei 6.299/02 e da proposta de fusão dos Ministérios da Agricultura e
do Meio Ambiente.


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