PROPOSTA DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS FUNDAMENTADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
DOI :
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239725Résumé
Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica sob a perspectiva dos Três
Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, (2011). Foi abordada uma temática
problematizadora e interdisciplinar sobre poluição alimentar, na qual foram explorados os
conteúdos de química orgânica no contexto da utilização de agrotóxicos e aditivos químicos
alimentares. Os Três Momentos Pedagógicos estão fundamentados na pedagogia problematizadora
de Paulo Freire, que propõe uma visão crítica do processo de ensino e aprendizagem, e na
interdisciplinaridade que proporciona a interação de várias disciplinas. Além disso, foi analisado o
processo de contextualização dos assuntos e estruturação dos significados científicos pelos
estudantes. Foi compreendido que a proposta aqui apresentada pode favorecer uma vivência
pedagógica que possibilite que os estudantes possam buscar e construir o conhecimento científico
na perspectiva emancipadora. Visto que essa perspectiva traz a oportunidade de que os estudantes
se posicionem criticamente diante de um contexto real. Foi abordada ainda a polêmica criada em
torno do projeto que altera a lei 6.299/02 e da proposta de fusão dos Ministérios da Agricultura e
do Meio Ambiente.
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