ENFERMAGEM: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239729Resumo
Este artigo objetiva analisar os conceitos metodologias ativas e inovação pedagógica na prática
docente em enfermagem. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, uma revisão integrativa da
literatura. Esta baseou-se em pesquisas de artigos publicados em bases de dados, cuja análise dos
trabalhos teve seu foco em artigos publicados no período de 2004 a 2018, bem como em obras de
autores consagrados no tema. Para a realização da busca foram indexados os seguintes termos:
“metodologias ativas”, “inovação pedagógica” e “docência”. Dos artigos encontrados, 8 foram
selecionados para a realização do estudo. Como principais resultados, percebe-se que a inovação
pedagógica e as metodologias ativas, na prática docente em enfermagem, perpassam pelo uso de
novas tecnologias da comunicação e informação. Nesse contexto, pauta-se na aprendizagem
emancipatória, na participação colaborativa, na partilha, no desenvolvimento da formação de
cidadãos autônomos, críticos e reflexivos. Ainda, a análise dessas duas propostas está também
relacionada com a forma com que o professor organiza a sala de aula, com a interação professoraluno, visto com brilhantismo na disciplina de inverno em que tivemos a oportunidade de cursar.
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