INTERVENÇÃO SOBRE SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL NAS TURMAS DA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Carlos Augusto Batista De Sena, Vycttor Mateus De Melo Alves Da Silva

Resumo


Os cursos de licenciatura na maioria das universidades não oferecem subsídios suficientes para que os professores em formação adentrem no mercado de trabalho que é tão dependente da demanda da sociedade em transformação nos últimos anos. A proposta do Programa de Residência Pedagógica acaba por proporcionar as vivências de estágios necessárias para uma boa formação profissional, já que permite ao residente uma maior flexibilidade de atuação dentro do contexto escolar, de modo que o conhecimento possa ser transmitido utilizando-se as diversas metodologias inovadoras abordadas durante o período da graduação. Neste relato de experiência busca-se uma intervenção com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), onde se desenvolvem ações voltadas para a educação sexual, higiene e saúde; assim como também a exploração de elementos transversais a estes tópicos que de uma maneira geral perpassam a temática da sexualidade e demais questões de gênero. Com isso, a proposta da Residência em Ensino de Ciências que traz este relato, tem o objetivo de aproximar os conteúdos disciplinares relacionados à referida temática com o cotidiano dos alunos da EJA, intencionando-se uma reflexão sobre os aspectos da saúde e da qualidade de vida através de uma maior compreensão dos conteúdos apresentados pelas metodologias inovadoras desenvolvidas durante a aplicação de oficina, contribuindo, dessa forma, com o caráter participativo, colaborativo e investigativo, de forma que os alunos possam atuar como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. A escola apresenta um modelo autoritário de ensino, negligenciando a demanda social sobre a temática em questão. A maioria dos alunos age de forma preconceituosa em relação às questões de gênero e desconhecem práticas contraceptivas e de se evitar infecções sexualmente transmissíveis; possivelmente pelo fato de o currículo não proporcionar abordagens significativas que lidem com problemas relacionados à saúde e educação sexual. Esta intervenção apresentou metodologias capazes de elucidar aspectos relacionados à higiene, saúde e questões de gênero; facilitando o entendimento de como se prevenir das doenças e o cuidado com o corpo.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação e Cultura: Plano Nacional de Educação – PNE, 2014 – 2024. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm.

______. Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação. Resolução n 2, de 1º de Julho de 2015. Disponível em: http://den.prograd.ufsc.br/files/2016/07/2.7.DiretrizesLicenciatura2015_ResolucaoCNECP2_2015.pdf.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, 1998. 138 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf.

CAMARGO, A. M. F; RIBEIRO, C. M. Sexualidade(s) e infância(s): a sexualidade como um tema transversal. SãoPaulo: Moderna; Campinas, 2000.

CARVALHO, A.M.P. Os estágios nos Cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

DOURADO, L.F. Reforma do Estado e as Políticas para a Educação Superior no Brasil nos Anos 90. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p.234-252. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12931.pdf. Acesso em 29/08/2019.

FREITAS, H.C.L. A Reforma do Ensino Superior no Campo da Formação dos Profissionais da Educação Básica: As Políticas Educacionais e os Movimentos dos Educadores. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, 1999. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/veiculos_de_comunicacao/EDS/VOL20N68/EDS_ARTIGO20N68_1.PDF. Acesso em 10/07/2019.

LOURO, G. L, WEEKS, J.; BRITZMAN, D.; HOOKS, B.; PARKER, R.; BUTLER, J. O corpo educativo: pedagogias da sexualidade. Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/116719/mod_resource/content/1/LOUROGuacira-L._O-corpo-educado-pedagogias-da-sexualidade.pdf#page=4 . Acesso em 10/07/2019.

MARTINS, F. A. S. Análise de perfil de informação em saúde sexual do Ensino Médio de uma escola pública em Suzano. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2012. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/~laurarifo/alunos/TCCFabianaMartins.pdf. Acesso em: 03/09/2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.